Mercedes: novo sedan de entrada será elétrico

Marca aposta em tecnologia de ponta e soluções híbridas para atender à demanda por carros elétricos, refletindo a transição da indústria automotiva
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 14/03/2025 16h22
mercedes benz
Imagem: JHVEPhoto / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Mercedes-Benz anunciou que a versão mais recente do seu sedan de entrada, o CLA, será lançada inicialmente como um carro totalmente elétrico e, posteriormente, como híbrido, sem mais versões a gasolina. As informações são do New York Times.

Isso marca uma mudança significativa, já que muitas montadoras adaptavam carros a combustíveis fósseis para serem elétricos.

O CLA é o primeiro de muitos modelos da Mercedes a adotar essa tecnologia, destacando a prioridade da montadora pelos veículos elétricos, mesmo com incertezas políticas e de demanda.

Planos da Mercedes para o CLA

  • A empresa aposta no híbrido como uma forma de “hedge”, considerando que, caso os carros elétricos não dominem até 2030, ainda terá uma fonte significativa de receitas com os híbridos.
  • A Mercedes não divulgou o preço do novo CLA, mas afirmou que será acessível em comparação com o modelo atual.
  • O CLA elétrico oferece avanços como autonomia de até 800 km e carregamento rápido, enquanto a versão híbrida usará principalmente o motor a gasolina, com a capacidade de percorrer distâncias curtas apenas com a bateria.
Mercedes-Benz novo Concept CLA
Com o CLA, Mercedes demonstra que vai passar a priorizar modelos elétricos – Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Leia mais:

A Mercedes vê a China como um mercado crucial, embora suas vendas tenham caído devido à crescente preferência por veículos elétricos de fabricantes locais. Nos Estados Unidos, as vendas de elétricos aumentaram, especialmente com incentivos fiscais.

O novo CLA também reflete o avanço na tecnologia de baterias, com uso de óxido de silício para aumentar a autonomia, além de incorporar inteligência artificial, como o assistente de busca de carregadores e o app RAiO.FYI, criado por will.i.am, cantor da banda Black Eyes Peas.

mercedes-benz
Novo modelo do Mercedes CLA terá bateria com autonomia prolongada – Imagem: Felix Geringswald/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.