Astronautas ‘presos’ no espaço finalmente vão voltar para a Terra

A NASA antecipou o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, aqueles "presos" no espaço desde junho de 2024
Por Pedro Spadoni, editado por Bruno Capozzi 17/03/2025 06h57, atualizada em 17/03/2025 20h46
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A espera acabou! A NASA programou para terça-feira (18) o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore – aqueles que estão “presos” no espaço desde junho de 2024.

A princípio, a dupla voltaria para a Terra na quarta-feira (19), mas a agência espacial dos EUA informou, em comunicado, que o processo será antecipado porque as condições climáticas devem estar mais favoráveis na região onde os astronautas vão pousar (na costa do Golfo da Flórida).

Cronograma

A jornada de retorno começa com o fechamento da escotilha às 11h45 da noite, no horário de Brasília. O desacoplamento será à 1h45, já no início de terça.

Após cerca de 17 horas de viagem, a cápsula deve pousar no mar, na costa da Flórida, por volta das 18h57. O Olhar Digital vai transmitir tudo ao vivo. Nossa live começa às 17 horas e 45 minutos de amanhã! E você está convidado! Então, marque no relógio e não perca!

Astronautas ‘presos’ chegaram à ISS a bordo da Starliner, da Boeing, e vão voltar na Crew Dragon, da SpaceX

Os astronautas chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) dia 6 de junho de 2024, a bordo da cápsula Starliner, da Boeing. Mas a espaçonave apresentou problemas de funcionamento (mais detalhes no final desta matéria). Por isso, a NASA achou melhor trazer a Starliner de volta à Terra vazia e esperar o momento mais oportuno e seguro para “resgatar” Williams e Wilmore.

Sunita Williams e Barry Wilmore, membros da primeira missão tripulada da Boeing Starliner para a Estação Espacial Internacional a serviço da NASA
Sunita Williams e Barry Wilmore, membros da primeira missão tripulada da Boeing Starliner para a Estação Espacial Internacional a serviço da NASA (Imagem: NASA)

Com isso, uma missão de oito dias se estendeu por mais de nove meses. Agora, eles finalmente vão retornar à Terra, a bordo da Crew Dragon Freedom, da SpaceX. Junto a eles, estarão Nick Hague, também da NASA, e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov, da agência espacial da Rússia – membros da missão Crew-9.

A Crew-10, tripulação que vai substituir Williams e Wilmore, chegou à ISS no domingo (17). Confira abaixo uma imagem de quando os astronautas se cumprimentam, após a cápsula da SpaceX atracar na Estação Espacial:

Captura de tela de transmissão mostrando astronautas se cumprimentando após a cápsula da SpaceX atracar na Estação Espacial Internacional
Astronautas se cumprimentando após a cápsula da SpaceX atracar na ISS (Imagem: NASA)

A equipe que vai substituir a dupla “presa” é: Anne McClain e Nichole Ayers, da NASA, Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e o cosmonauta russo Kirill Peskov, da Roscosmos. Saiba mais sobre o time aqui e entenda aqui o que a missão Crew-10 vai fazer na ISS.

Leia mais:

A saga dos astronautas ‘presos’ no espaço:

  • O Teste de Voo Tripulado da Starliner – ou CFT, na sigla em inglês – foi lançado no dia 5 de junho de 2024, no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida;
  • Isso aconteceu após uma série de adiamentos;
  • A última suspensão foi em razão de um vazamento de hélio na cápsula;
  • O problema não foi entendido como tão grave, e a espaçonave decolou rumo à ISS;
  • No trajeto, mais vazamentos de hélio foram identificados;
  • A acoplagem também apresentou problema: uma anomalia fez cinco dos 28 propulsores do módulo falharem em seu funcionamento, atrasando a ancoragem em mais de uma hora;
  • Em agosto, a NASA anunciou que Williams e Wilmore vão voltar para casa em uma espaçonave Dragon, da SpaceX, junto com os tripulantes da missão Crew-9 (que foi lançada com apenas dois membros justamente para esse fim);
  • Já a cápsula Boeing Starliner foi enviada de volta à Terra vazia, por motivos de segurança, em setembro.
Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.