Truque engana o cérebro e reduz a dor – sem a necessidade de remédio

Estudo revela que a ilusão sensorial pode abrir novos caminhos para tratamentos de dor crônica, sem o uso de medicação
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 21/03/2025 07h00
mão
Imagem: littlestocker/iStock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo realizado pelo Hospital Universitário LWL, em Bochum, Alemanha, mostrou que a ilusão da mão de borracha pode reduzir a percepção da dor, oferecendo uma nova perspectiva para o controle da dor crônica. O estudo foi publicado na revista PAIN Reports.

A pesquisa descobriu que, ao fazer com que os participantes percebesse uma mão de borracha como parte de seu corpo, a intensidade da dor causada por estímulos de aquecimento foi significativamente reduzida.

Descobertas do estudo

  • A ilusão foi criada ao esconder a mão real do participante e posicionar uma mão falsa na frente dele.
  • Quando ambos os objetos eram acariciados ou aquecidos simultaneamente, o cérebro passava a tratar a mão de borracha como parte do corpo, diminuindo a percepção da dor.
  • O experimento utilizou calor controlado em uma mão escondida e luz vermelha sob a mão de borracha, enquanto os participantes avaliavam seus níveis de dor.
  • Em uma condição de controle, a mão falsa foi colocada de forma a não ser reconhecida como parte do corpo, o que resultou em uma percepção de dor mais intensa.
A mão de borracha é percebida como parte do seu próprio corpo quando você não consegue ver a sua própria mão – Imagem: Damian Gorczany/Hospital Universitário de Bochum

Leia mais:

Os resultados sugerem que a integração sensorial entre informações visuais, táteis e proprioceptivas pode ser responsável pela diminuição da dor.

O fenômeno, conhecido como analgesia visual, pode ocorrer quando uma pessoa vê uma parte de seu corpo durante a dor, reduzindo sua intensidade.

Embora o mecanismo neural por trás desse efeito ainda não seja totalmente compreendido, as descobertas indicam que essa abordagem poderia ser aplicada no tratamento de condições como a síndrome da dor regional complexa (SDRC), oferecendo uma alternativa ao uso de medicações.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Ícone tagsTags: