5 coisas que deixam seu PC Windows mais lento e como resolvê-las

Se você sente que seu PC está um pouco lento, confira 5 coisas que podem estar causando esse problema, e como resolvê-las
Por Camila Oliveira, editado por Layse Ventura 28/03/2025 06h20
imagem mostra uma pessoa mexendo em um notebook com windows 11, sentado, ao lado de uma janela
Usuário utilizando Windows 11 em um PC (Imagem: Windows/Unsplash)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O Windows é um sistema operacional que oferece diversas ferramentas úteis, possibilitando que o computador execute serviços de diferentes tipos, seja para uso pessoal ou profissional. Ele está em constante atualização, e apresenta diversas melhorias em cada uma de suas novas versões apresentadas.

Ofertas

Contudo, ainda assim, os dispositivos com Windows instalado podem enfrentar alguns obstáculos, que acabam atrapalhando seu funcionamento pleno, tornando o aparelho lento. Alguns aplicativos e serviços consomem muita memória, ou ferramentas em excesso iniciadas quando o computador é ligado, ou até mesmo navegadores podem causar a lentidão do aparelho.

Confira a seguir uma lista com 5 possíveis vilões que podem atrapalhar seu PC, deixando o aparelho mais lento, além de dicas para resolver esses problemas.

Leia mais:

5 coisas que deixam seu PC Windows mais lento e como resolvê-las

1 – Antivírus

ilustração mostrando antivirus no notebook
(Imagem: Photoroyalty/Freepik)

Grande parte dos softwares de antivírus são responsáveis pelo alto consumo da memória do computador, por conta de sua ação de escanear ativamente o dispositivo buscando por malware e outros perigos, e isso pode ser uma das causas da lentidão do aparelho.

Para resolver a questão, pode ser útil programar a execução do antivírus nos horários em que o aparelho não está sendo utilizado, como na hora do almoço e durante a madrugada, por exemplo. A modificação pode ser diferente em cada programa, contudo, normalmente é possível buscar o painel de configurações para personalizar os horários.

Caso você use o Microsoft Windows Defender e queira desabilitar o escaneamento contínuo, basta:

  • Abrir a ferramenta “Segurança do Windows”;
  • Procurar por “Proteção contra vírus e ameaças”;
  • Clicar em “Opções do Microsoft Defender Antivirus”;
  • Desativar a verificação periódica.

2 – Navegadores

foto com notebook aberto em página de pesquisa, ao lado de cadernos, uma xícara de café e um óculos
(Imagem: Rawpixel.com/Freepik)

Se você é o tipo de usuário que possui o costume de abrir diversas abas no navegador, é preciso tomar cuidado. Isso porque cada janela aberta ocupa espaço na memória, aumentando o processamento do computador e fazendo com que o aparelho fique lento com o tempo.

Usando o Gerenciador de Tarefas, é possível ver quais as janelas ou extensões podem estar sendo as vilãs do PC. Para isso, vá até a seção “Detalhes” e procure pelo ícone do seu navegador. Então, verifique a quantidade de memória consumida por cada aba ativa.

Caso você utilize o Chrome como navegador, saiba que ele tem seu próprio gerenciador de tarefas. Para acessá-lo, pressione as teclas “Shift” + “Esc” (com o Chrome aberto), ou vá até o menu, selecione “Mais ferramentas” e “Gerenciador de tarefas”. Se o PC permanecer lento, é interessante testar outros navegadores e ficar de olho nas janelas abertas.

3 – Drivers ou sistema operacional desatualizados

pessoa em frente a um computador com uma tela de atualização de sistema operacional
(Imagem: Rawpixel.com/Freepik)

Drivers desatualizados fazem com que o hardware e o software tenham dificuldade na comunicação, resultando em um desempenho lento. O mesmo acontece quando o sistema operacional está defasado, por não ter novos recursos e melhorias no desempenho que as atualizações oferecem.

Para garantir que seu dispositivo está com as últimas atualizações dos drivers e do sistema instaladas, faça o seguinte:

  • Acesse “Configurações;
  • Clique na opção “Atualização e Segurança”;
  • Escolha a opção “Windows Update” no menu;
  • Verifique se existem novas atualizações;
  • Programe as instalações.

4 – Gerenciador de tarefas

print gerenciador de tarefas windows
(Imagem: Camila Oliveira/Olhar Digital)

O Gerenciador de Tarefas é considerado uma ferramenta importante para o bom funcionamento do sistema operacional, uma vez que ela analisa a saúde do computador. Esse recurso compartilha as informações sobre o que pode estar sobrecarregando o dispositivo, e também exibe a quantidade de memória e dados da rede que estão sendo usados em cada um dos aplicativos.

No Windows 11, para abrir o gerenciador de tarefas, basta pressionar as teclas “Ctrl” + “Alt” + “Delete” ao mesmo tempo, e escolha a opção do gerenciador na lista que vai aparecer. Você também pode procurar o recurso no menu Iniciar.

Ao abrir a janela, serão exibidos os apps em execução no momento, e se quiser encerrar algum deles, é só clicar em “Finalizar tarefa”. Se quiser identificar o que está atrapalhando o sistema, clique na aba “Detalhes”.

A lista em exibição se atualiza de forma constante e, por isso, pode ser bom deixar a janela aberta para observar os aplicativos que ocupam o topo da lista e desaparecem depois de segundos. Depois, veja os processos que aparecem nos primeiros lugares e consomem memória ou CPU.

Se você não reconhece o nome de algum app, procure na Internet para saber mais detalhes, e se quiser fechar um deles ou algum processo, selecione e clique em “Finalizar tarefa”.

5 – Aplicativos de inicialização

laptop aberto com diversos ícones de aplicativos na tela, em uma mesa branca e uma parede de tijolos brancos ao fundo
(Imagem: Rawpixel.com/Freepik)

Se o seu computador demora para responder depois que você faz o login, pode ser que a lentidão seja causada pela quantidade de aplicativos que estão tentando rodar assim que o Windows é iniciado.

Para verificar a lista de serviços ativados assim que você liga o aparelho, abra o Gerenciador de Tarefas (“Ctrl” + “Alt”+ “Delete”) e clique na aba “Inicializar”. Após isso, selecione o aplicativo desejado e clique em “Desabilitar”.

Camila Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, já passou por diversas editorias e também trabalhou em outras áreas. Hoje é colaboradora do Olhar Digital e escreve sobre o que mais gosta.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.