Não é só cortar o sal: estudo mostra alimentos para combater hipertensão

Estudo aponta que alimentos ricos em potássio podem ser ainda mais importantes que evitar o sal para controlar a hipertensão
Leandro Costa Criscuolo
Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 22/04/2025 14:11, atualizada em 22/04/2025 14:16
potassio
Imagem: Yulia Furman/Shutterstock

Embora reduzir o consumo de sal seja uma recomendação tradicional no combate à hipertensão, novas pesquisas da Universidade de Waterloo, no Canadá, sugerem que aumentar a ingestão de potássio pode ter um efeito ainda mais significativo na redução da pressão arterial.

Continua após a publicidade

O estudo sobre esta descoberta está publicado no American Journal of Physiology – Renal Physiology.

Detalhes do estudo

  • Cerca de 30% da população mundial sofre de hipertensão, principal causa de doenças cardíacas e morte precoce.
  • A novidade está no papel do potássio — presente em alimentos como bananas, batata-doce, damascos e brócolis — que ajuda a eliminar o excesso de sódio pelos rins, relaxa os vasos sanguíneos e contribui diretamente para a queda da pressão.
  • Usando modelos matemáticos, os pesquisadores analisaram como sódio e potássio interagem no corpo.
  • Concluíram que a proporção entre os dois eletrólitos é mais determinante para a pressão arterial do que o consumo isolado de um ou outro.
  • Homens, por exemplo, mostraram-se mais propensos à hipertensão, mas também responderam melhor ao aumento do potássio na dieta.
Bananas (Crédito: Hanna_photo/ shutterstock)
Aumentar o potássio na dieta pode reduzir a pressão arterial de forma mais eficaz que cortar o sódio isoladamente (Crédito: Hanna_photo/ shutterstock)

Leia mais:

Mudança na dieta é crucial

A pesquisa reforça que dietas modernas, ricas em sódio e pobres em potássio, contrastam com os hábitos alimentares de sociedades menos industrializadas, onde a hipertensão é mais rara.

Portanto, em vez de apenas evitar o sal, talvez seja hora de colocar mais alimentos ricos em potássio no prato — uma mudança simples, mas com grande potencial de impacto na saúde cardiovascular.

Proporção entre potássio e sódio pode ser decisiva na luta contra a hipertensão – Imagem: Chompoo Suriyo/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Leandro Costa Criscuolo

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi
Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista, mestre em Ciências Sociais e editor executivo do OD.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email