Fases da Lua em maio de 2025: veja datas e horários

As fases da Lua no mês de maio de 2025 começam já no dia 4 com a chegada da Lua Crescente e o fim da Lua Nova de abril
Lucas Soares01/05/2025 07h23, atualizada em 27/05/2025 12h22
fases da lua
Fases da Lua (Imagem: Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo mês chegou e com ele um ciclo lunar. Aqui colocamos o calendário de fases da Lua completo deste mês de maio de 2025. O Olhar Digital faz calendários com todas as fases da Lua, e você pode conferir o do ano inteiro.

Primeiro é importante destacar que esse calendário considera o horário de Brasília. As informações sobre as fases da Lua do mês de maio de 2025 são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Confira as próximas fases

As fases da Lua no mês de maio de 2025 começam já no dia 4 com a chegada da Lua Crescente e o fim da Lua Nova de abril. A mudança ocorre às 10h53.

Já no dia 12 é a vez da Lua Cheia, às 13h59. A Lua Minguante surge às 9h00 do dia 20 do mês. As fases da Lua do mês de abril de 2025 contam ainda com a Lua Nova, no dia 27 às 00h04.

fases da Lua
Lunação: a cada 29,5 dias (em média), a Lua inicia um ciclo lunar, que começa na fase nova e se encerra na minguante. Imagem: Elena11 – Shutterstock

Leia mais:

Calendário fases da lua maio de 2025

  • Lua Crescente: dia 4 às 10h53
  • Lua Cheia: dia 12 às 13h59
  • Lua Minguante: dia 20 às 9h00
  • Lua Nova: dia 27 às 00h04

O que é o ciclo lunar?

O ciclo lunar, também conhecido como lunação ou mês sinódico, é o período de aproximadamente 29,5 dias em que a Lua completa uma volta ao redor da Terra, mostrando todas as suas fases. Esse ciclo ocorre devido às posições relativas da Lua, da Terra e do Sol, que determinam a quantidade de luz solar refletida pela Lua e visível da Terra.

O ciclo começa com a Lua Nova, quando o lado iluminado pelo Sol está voltado para longe da Terra, tornando-a praticamente invisível no céu noturno. Conforme a Lua orbita a Terra, uma pequena parte iluminada torna-se visível, formando a Lua Crescente. A fase dura até a Lua Cheia, quando seu lado iluminado está totalmente voltado para a Terra.

Após a Lua Cheia, o processo se inverte: a parte iluminada diminui, passando pela Lua Minguante até retornar à Lua Nova, reiniciando o ciclo.

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.