Siga o Olhar Digital no Google Discover
Apesar da promessa de que os robotáxis seriam uma opção de transporte mais barata, dados recentes indicam que essa realidade continua distante.
Ofertas
Por: R$ 56,90
Por: R$ 25,55
Por: R$ 3.443,33
Por: R$ 39,90
Por: R$ 2.499,90
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 3.439,00
Por: R$ 1.888,99
Uma nova análise do aplicativo Obi, que compara preços em tempo real entre diferentes serviços de transporte, mostra que as viagens com a Waymo são, em média, significativamente mais caras que as da Uber e da Lyft.

Preço médio dos serviços de robotáxi
- O estudo, feito com base em 90 mil registros coletados entre março e abril em São Francisco, aponta que o preço médio de uma corrida com a Waymo foi de US$ 20,43 — contra US$ 15,58 da Uber e US$ 14,44 da Lyft. Em horários de pico, a diferença chegou a quase US$ 11.
- Mesmo assim, a demanda pelo serviço da Waymo segue alta: a empresa afirma realizar 250 mil viagens pagas por semana.
- Para muitos usuários, a experiência de estar em um carro sem motorista vale o custo extra.
- Entrevistas realizadas pelo Obi revelam que 70% dos passageiros preferem os robotáxis a táxis tradicionais ou apps de carona, mesmo com preocupações de segurança — citadas por 74% dos entrevistados.

Leia mais:
- Waymo diz que carros sem motorista são 200% mais seguros
- Os robotáxis ficarão mais comuns em Los Angeles
- Waymo consegue aprovação para expandir robotáxis na Califórnia
Por que o serviço da Waymo é mais caro
Os preços mais altos da Waymo se explicam, em parte, por um modelo de precificação menos sofisticado que o das concorrentes, ainda baseado na simples lógica de oferta e demanda. Além disso, viagens curtas com a Waymo são desproporcionalmente mais caras: até 41% mais que as da Uber, por exemplo.
Ainda assim, uma parte dos usuários demonstra disposição para pagar mais pela experiência: cerca de 26% disseram que aceitariam pagar até US$ 10 extras por corrida
Como resume Ashwini Anburajan, executiva do Obi, “há algo em estar sozinho no carro, em sua própria bolha, que tem um apelo real para as pessoas”.
