Facebook adota chaves de acesso para aumentar segurança no iOS e no Android

Novo recurso dispensa senhas e usa biometria ou PIN para proteger contas dos usuários nos smartphones
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 18/06/2025 19h14
facebook
Imagem: G.Tbov/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook anunciou a implementação do suporte a chaves de acesso (passkeys) em dispositivos iOS e Android. A novidade permite que usuários façam login utilizando métodos biométricos como Face ID, Touch ID, PINs ou chaves de segurança físicas, dispensando o uso de senhas tradicionais.

As chaves de acesso oferecem uma camada extra de proteção, pois exigem acesso físico ao dispositivo, tornando tentativas de invasão remota muito mais difíceis. Além disso, reduzem os riscos de ataques de phishing, já que não há senhas a serem digitadas ou roubadas.

Tecnologia mais segura chega ao iOS e Android e será expandida para o Messenger e Meta Pay (Imagem: Facebook)

Como configurar o recurso

  • A empresa informou que a funcionalidade será expandida ao Messenger nos próximos meses, e que será possível utilizar a mesma chave de acesso para o mensageiro e o login no Facebook.
  • As chaves também poderão preencher automaticamente informações de pagamento no Meta Pay, simplificando compras online.
  • Para configurar o recurso, basta acessar a nova opção “Chave de acesso” na Central de Contas, dentro das configurações do Facebook.

Leia também:

Ao criar a chave de acesso para fazer o login, o usuário pode escolher qual padrão preferir, como autenticação facial ou por impressão digital – Imagem: Facebook

Senhas tradicionais ainda vão funcionar

O login com passkey funcionará em dispositivos compatíveis, mas o usuário ainda poderá usar a senha como método alternativo, garantindo acesso mesmo em aparelhos sem suporte ao novo padrão.

O Facebook se junta a outras grandes empresas de tecnologia que já adotaram o recurso, como Apple, Google, Microsoft, Amazon, WhatsApp, PayPal, TikTok, X e GitHub, consolidando o avanço rumo a um futuro sem senhas.

Tecnologia substitui senhas por autenticação biométrica e dificulta ação de invasores (Imagem: Facebook)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.