Por que sentimos sono após o almoço?

Com o nome científico letargia pós-prandial, o sono após o almoço é uma condição muito comum, mas que pode ser agravada com alguns hábitos
Por Angelina Miranda, editado por Layse Ventura 03/07/2025 04h00, atualizada em 04/07/2025 10h42
apneia do sono
Imagem: New Africa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após o almoço é muito comum sentir uma certa sonolência e uma vontade irresistível de dormir um pouco. Sentir o corpo pesado e algum grau de letargia também é bastante comum após uma refeição. Mas por que sentimos sono após o almoço?

Vários especialistas explicam que é muito normal sentir sono após o almoço, e esse estado tem até mesmo um nome científico: letargia pós-prandial. E existem vários fatores que podem potencializar esse sono depois de se alimentar. 

Por que sentimos sono após o almoço?

Um artigo publicado no site da Universidade Federal do Ceará (UFC), aponta que a principal causa da sonolência vespertina é o aumento do fluxo sanguíneo na região do abdômen. 

Leia mais:

“Quando terminamos de comer, o alimento chega ao estômago e é necessária uma concentração do fluxo sanguíneo para iniciarmos a digestão. A quantidade de sangue diminui no cérebro para que ele seja então direcionado ao trato gastrointestinal”, afirma Vicente Pinto, professor do curso de medicina da UFC.

Jovem mulher exausta do vício do smartphone, dorme no sofá com seu telefone. Conceito de excesso de navegação nas redes sociais, uso excessivo da Internet e conexão on-line constante
Dormir após o almoço pode ser uma estratégia para recarregar as energias e ter mais disposição. (Imagem: Shutterstock_amedeoemaja)

Com o cérebro tendo menos aporte sanguíneo, é como se o organismo desse um recado ao corpo para que reduza o gasto de energia, priorizando então a absorção dos nutrientes ingeridos.

Existem alguns fatores que podem deixar a pessoa com ainda mais sono após o almoço, entre eles estão o excesso de comida, exagerar na refeição exige mais do sistema digestivo, o que pode provocar ainda mais sono.

Além disso, refeições ricas em carboidratos e proteínas, ingestão de bebidas alcoólicas e um sono noturno de má qualidade também podem agravar a letargia pós-prandial.

Vacinados sem máscara
Exagerar na quantidade de comida pode intensificar o sono após o almoço. (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

Cochilar após o almoço pode ser uma excelente estratégia de descanso para ter mais energia para dar conta do resto do dia, mas para aproveitar melhor esse momento é bom levar em conta algumas orientações.

Caso você vá tirar um cochilo após o almoço, prefira o horário das 12h às 14h para não influenciar o sono noturno. Também é importante estabelecer um período de 20 a 30 minutos de soneca, pois neste estágio ainda não foi atingido o sono não-REM, o chamado sono profundo, isso evita acordar ainda mais cansado do que quando se deitou.

Angelina Miranda
Colaboração para o Olhar Digital

Angelina Miranda é jornalista formada pela UNIP. Com dez anos de atuação, atuou como repórter na Folha de S. Paulo e também colaborou para a Revista Fórum. É redatora no Olhar Digital desde 2023.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.