Quais adaptações dos livros de Luis Fernando Verissimo viraram séries e filmes?

Do humor às telas, conheça quais obras de Luis Fernando Verissimo ganharam adaptações para o cinema e a TV
Por Matheus Chaves, editado por Ana Luiza Figueiredo 26/08/2025 00h05, atualizada em 30/08/2025 10h42
Cena do filme Clube dos Anjos
Cena do filme Clube dos Anjos. Imagem: Vitrine Filmes / Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Luis Fernando Verissimo foi um escritor brasileiro de muito sucesso. Nascido em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, ele fez muito sucesso por meio de suas crônicas, além de ter escrito romances que ganharam grande notoriedade entre o público, como “O Clube dos Anjos”, obra que se tornou filme alguns anos depois. O grande autor brasileiro faleceu neste sábado (30), em um hospital em Porto Alegre.

Nas linhas a seguir, você saberá mais detalhes em relação ao longa “O Clube dos Anjos” e outras produções que foram adaptações dos livros de Luis Fernando Verissimo.

6 adaptações dos livros de Luis Fernando Verissimo para assistir online nos streamings

A seguir, você confere o enredo, elenco, ano de lançamento da produção audiovisual, em qual livro ela é baseada, e onde é possível assistir a cada uma delas no streaming.

1. A Comédia da Vida Privada (1995-1997)

Esta é uma série que teve como base crônicas escritas por Luis Fernando Verissimo e publicadas na revista Domingo, no jornal Zero Hora, no Jornal do Brasil e, depois, reunidas no livro “A Comédia da Vida Privada”.

Na série, cada um dos episódios traz uma história inédita, sem necessidade de ser algo linear. Porém, todas elas contam situações do cotidiano. Na primeira temporada, há oito episódios, assim como a segunda. Já a terceira, e última, tem cinco episódios. 

Elenco: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Carla Marins, Ernani Moraes, Francisco Cuoco, Fábio Assunção, Fernanda Lobo, Laura Cardoso, Luana Piovani, Dirce Migliaccio, Andréa Beltrão, Luiz Fernando Guimarães, Murilo Benício, Matheus Nachtergaele, Irene Brietzki, Sergio Mamberti, Marco Nanini, Marieta Severo, Bruno Garcia e Mirna Spritzer.

Onde assistir: GloboPlay por meio do Memória Globo.

Leia mais:

2. Ed Mort (1997)

Este é um filme que tem como base um dos principais personagens criados por Luis Fernando Verissimo. Ed Mort apareceu pela primeira vez em uma obra do autor em 1979, especificamente no conto “A Armadilha”. Em 1997 virou filme. 

O longa acompanha o personagem Ed Mort, um detetive de péssima categoria, que mora em um pequeno cômodo e vive sem dinheiro. Na trama, um certo dia é procurado por Dayse, uma mulher muito sensual e cheia de mistérios. Ela quer ajuda para encontrar o marido, que é mestre em disfarce e importante executivo da indústria. Então, o detetive começa a viver grandes aventuras com muita comédia envolvida. 

Elenco principal: Paulo Betti (Ed Mort), Heródoto Barbeiro (personagem com o mesmo nome do ator), Claudia Abreu (Cybele), Otávio Augusto (Delegado Mariano), José Mojica Marins (Silva), Gilberto Gil, Ary Fontoura (Nogueira), Irene Ravache (Carmem), Roseane Lima (Dayse) e Rose Campos (Wanda).

Onde assistir: YouTube.

3. Maridos, Amantes e Pisantes (2008)

Curta-metragem
Foto de uma cena do curta-metragem – Imagem: Reprodução/IMDb

Apesar de não ser revelado o título do conto que deu origem ao curta-metragem “Maridos, Amantes e Pisantes”, esta é uma obra que teve como base um conto de Luis Fernando Verissimo. 

A produção traz um caso de adultério, com um imbróglio envolvendo um marido traído e um armário. São apenas 12 minutos de duração. 

Elenco: Augusto Madeira (Marido), Paula Braun (Esposa) e Mateus Solano (Amante). 

Onde assistir: Porta Curtas.

4. Feijoada Completa (2012)

Curta
Cena do curta-metragem – Imagem: Reprodução/IMDb

Este curta é uma adaptação do conto homônimo “Feijoada Completa”, de Luis Fernando Verissimo, que também teve uma inspiração para escrevê-lo, uma canção homônima de Chico Buarque. 

O enredo traz Carol, uma mulher que está infeliz no casamento e não sabe como falar com o marido. Quando cria coragem para sair de casa, ela escolhe justamente o dia em que o homem vai levar os chefes para almoçar na residência em que moram. O prato seria uma feijoada completa. A obra tem 20 minutos. 

Elenco: Augusto Madeira (Pedro), Sonia Braga (Celeste), Paulo Miklos (Narrador), Thaís Tedesco (Carolina), Karine Teles (Milene) e Lourinelson Vladmir (Binho).

Onde assistir: Vimeo.

5. Amor Veríssimo (2014)

Esta é uma série também inspirada em crônicas de Luís Fernando Veríssimo. A produção passou no canal por assinatura GNT em seu ano de lançamento e teve seus episódios disponibilizados na TV Brasil Play durante 10 dias. 

A produção tem sua exibição realizada em forma de pseudo-documentário, intercalando cenas nas quais os personagens dão depoimentos na frente de uma câmera com cenas que mostram suas histórias. 

Elenco: Fernanda Paes Leme, Gabriela Duarte, Letícia Colin, Pedro Monteiro, Marcelo Faria e Paulo Tiefenthaler.

Onde assistir: atualmente, disponível na programação da TV Brasil.

6. O Clube dos Anjos (2022)

Filme inspirado na obra de Luis Fernando Verissimo
Foto de divulgação do filme – Imagem: Reprodução/IMDb

Este é um filme baseado em um livro homônimo de Luis Fernando Verissimo. A trama traz um personagem chamado Daniel e alguns amigos dele da escola. Todo mês eles se reúnem para comer juntos. Porém, um certo dia ele convida um estranho para preparar a comida e, após isso, a cada novo jantar, um deles morre. 

Elenco: Otávio Müller (Daniel), Matheus Nachtergaele (Lucídio), Paulo Miklos (Samuel), Marco Ricca (Pedro), Augusto Madeira (João), André Abujamra (Tiago), Cesar Mello (André), Ângelo Antônio (Abel), Antonio Capelo (Ramos), Arthur Asson (Samuel – Jovem) e Samuel de Assis. 

Onde assistir: GloboplayApple TV+ e Prime Video.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.