YouTube confirma expansão do recurso “Hype”; Brasil está incluído

Fãs podem promover vídeos de pequenos canais e até ganhar insígnias exclusivas; versão paga já é testada no Brasil
Leandro Costa Criscuolo27/08/2025 16h10
youtube
Imagem: JRdes/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube anunciou o lançamento mundial do “Hype”, ferramenta que permite aos fãs promoverem vídeos de criadores com até 500 mil inscritos.

O botão aparece abaixo do “curtir” e já está disponível em 39 países, com o Brasil sendo parte da lista. Mercados relevantes como EUA, Reino Unido, Japão, Índia e Coreia do Sul também estão incluídos.

Novo botão permite destacar vídeos de criadores menores e abre espaço para monetização extra na plataforma – Imagem: YouTube

Leia mais:

Como o recurso funciona

  • Cada usuário pode promover até três vídeos por semana, somando pontos que impulsionam o conteúdo em um novo ranking dentro da aba Explorar.
  • Para favorecer criadores menores, o YouTube aplica um bônus proporcional ao número de inscritos.
  • Vídeos promovidos recebem um selo de “hype”, e os fãs mais ativos ganham mensalmente a insígnia “estrela do hype”.
Ferramenta ajuda vídeos de canais com até 500 mil inscritos a ganharem destaque em rankings da plataforma – Imagem: YouTube

Estratégia da plataforma

O recurso foi criado após a empresa identificar que fãs queriam participar ativamente do crescimento de seus criadores favoritos.

Além de aumentar engajamento, o Hype deve se tornar nova fonte de receita, já que a plataforma testa no Brasil e na Turquia a opção de “hypes pagos” para ampliar a promoção de vídeos.

O YouTube também prepara rankings de hype por categorias — como games e estilo — e ferramentas para os fãs compartilharem suas interações. Já os criadores podem acompanhar o desempenho do recurso no aplicativo YouTube Studio, com métricas detalhadas e relatórios semanais.

youtube
Fãs de criadores de conteúdo menores agora podem turbinar vídeos no YouTube com o recurso “Hype” – Imagem: Photo Agency/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: