Esta ilusão de ótica é percebida por 86% das pessoas – você é uma delas?

Ilusão de ótica conhecida como “buraco em expansão” não é percebida por algumas pessoas, revelou estudo
Por Ana Julia Pilato, editado por Lucas Soares 08/09/2025 11h00
olho-1920x1080
Crédito: photoJS (shutterstock/reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma ilusão de ótica intrigante só pode ser percebida por 86% das pessoas, revelou um novo artigo publicado na Frontiers in Human Neuroscience. Os autores detalham um efeito dinâmico chamado “buraco em expansão”, que provoca um reflexo de dilatação das pupilas para a passagem de mais luz.

Entenda:

  • Uma ilusão de ótica conhecida como “buraco em expansão” é percebida por 86% das pessoas;
  • A ilusão consiste em uma imagem de fundo branco com bolinhas e uma mancha no centro;
  • Para a parcela que enxerga a ilusão, a mancha parece estar aumentando;
  • O efeito é mais forte na versão em preto e branco, mas versões coloridas também foram testadas.
Ilusão de ótica do “buraco em expansão”. (Imagem: Laeng et al./Frontiers in Human Neuroscience)

A ilusão de ótica em questão pode ser vista na imagem acima. No centro de um fundo branco com bolinhas pretas, há uma mancha preta com bordas nebulosas. Dê uma boa olhada na foto, e, se você não tiver a impressão de que o buraco está se expandindo, é porque faz parte da pequena parcela de pessoas que não conseguem enxergar o efeito.

Leia mais:

Ilusão de ótica causa mudanças nas pupilas

pupila dilatada
Efeito causa mudanças na pupila. (Imagem: shutterstock/sruilk)

“O ‘buraco em expansão’ é uma ilusão altamente dinâmica: a mancha circular ou gradiente de sombra do buraco negro central evoca uma impressão marcante de fluxo óptico, como se o observador estivesse se dirigindo para um buraco ou túnel”, explica Bruno Laeng, primeiro autor do estudo, em comunicado.

Laeng e sua equipe exibiram a imagem a 50 pessoas com visão normal, variando, além do preto, entre as cores azul, ciano, verde, magenta, vermelho, amarelo e branco. Os participantes tiveram que avaliar a intensidade com que percebiam a ilusão de acordo com as cores, e os cientistas também mediram movimentos oculares, constrições e dilatações inconscientes das pupilas.

Além de revelar que o efeito era mais eficaz na cor preta, o estudo também mostrou que 14% dos participantes não o perceberam nessa versão. Já nas variações coloridas, essa taxa foi de 20%.

Efeito ainda intriga cientistas

Ilusão de ótica foi testada em outras versões. (Imagem: Laeng et al./Frontiers in Human Neuroscience)

“Mostramos, com base na nova ilusão do ‘buraco em expansão’, que a pupila reage à forma como percebemos a luz – mesmo que essa ‘luz’ seja imaginária, como na ilusão – e não apenas à quantidade de energia luminosa que realmente entra no olho. A ilusão do buraco em expansão provoca uma dilatação correspondente da pupila, como aconteceria se a escuridão realmente aumentasse”, explica Laeng.

A equipe ainda não conseguiu determinar por que algumas pessoas não conseguem perceber a ilusão de ótica, e também querem descobrir seu efeito em outras espécies. “Estudos futuros poderão revelar outros tipos de alterações fisiológicas ou corporais que podem ‘esclarecer’ o funcionamento das ilusões.”

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.