Criadores do YouTube terão mais formas de ganhar dinheiro

Links de compra, anúncios dinâmicos e marcação por IA prometem novas formas de gerar receita através da plataforma de vídeos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 16/09/2025 16h54
youtube
Imagem: miss.cabul/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O evento Made On YouTube, que celebra os “próximos 20 anos” da plataforma, trouxe novidades que podem transformar como criadores ganham dinheiro com seus vídeos.

O YouTube vai permitir que criadores insiram links diretos para produtos em vídeos e Shorts, ajudando espectadores a encontrar facilmente itens recomendados.

Outra novidade é a troca dinâmica de anúncios em vídeos longos, permitindo que os criadores substituam um patrocínio antigo por uma nova marca no futuro. Os testes começam em 2025, com lançamento previsto para 2026.

YouTube revoluciona monetização para criadores de conteúdo – Imagem: YouTube

Inteligência artificial a serviço dos criadores

  • Um sistema de marcação por IA será capaz de identificar e marcar automaticamente produtos mencionados em vídeos usando imagem, áudio e informações do criador.
  • O recurso será lançado para criadores qualificados nos EUA no próximo ano.
  • O YouTube também está testando a possibilidade de oferecer a “super fãs” produtos exclusivos de seus criadores favoritos. Ainda não há data para lançamento global.

Leia mais:

youtube
Ferramentas incluem IA para identificar produtos e anúncios que podem ser trocados ao longo do tempo – Imagem: Photo Agency/Shutterstock

Criadores do YouTube Shorts com novas ferramentas de IA

Outra novidade revelada no evento foi a chegada de uma variedade de novas ferramentas turbinadas por IA generativa que vão dar mais possibilidades para personalizar conteúdos no YouTube Shorts.

O plano da plataforma é tornar a produção de vídeos mais rápida, criativa e acessível. Leia mais sobre os novos recursos de IA que chegarão ao YouTube Shorts aqui.

Mudança, que ainda não tem data oficial, mas deve chegar em 2026, pode transformar a forma como criadores monetizam conteúdo no YouTube (Imagem: Juan Alejandro Bernal/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.