Google e PayPal se unem para impulsionar compras via IA

Empresas anunciam integração tecnológica, infraestrutura na nuvem e adesão ao novo protocolo que promete transformar transações online
Leandro Costa Criscuolo18/09/2025 16h33
paypal google
Imagem: Divulgação/PayPal
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O PayPal anunciou uma parceria plurianual com o Google para desenvolver novas experiências de compra baseadas em inteligência artificial.

A colaboração prevê que o PayPal utilize a tecnologia de IA do Google para criar jornadas de compra mais inteligentes e personalizadas, enquanto também integra suas próprias soluções de pagamento, personalização e identidade aos produtos do Google.

Paypal
Parceria plurianual integra soluções de pagamento e tecnologia de nuvem para impulsionar o comércio “agêntico” e padronizar transações iniciadas por inteligência artificial (Imagem: Nuttapong punna/Shutterstock)

Leia também:

Colaboração tecnológica e infraestrutura na nuvem

Segundo o anúncio, o PayPal também migrará parte de sua infraestrutura para o Google Cloud, buscando maior escala e desempenho.

As empresas não detalharam os casos de uso específicos, mas indicaram que o foco está no comércio “agêntico”, no qual assistentes de IA podem iniciar e concluir transações em nome do usuário.

Logo do Google na fachada de uma loja
Google e PayPal unem forças para criar experiências de compra automatizadas e apoiar protocolo global para pagamentos por agentes virtuais (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

Apoio ao “Protocolo de Pagamentos por Agentes”

Outro ponto central da parceria é o apoio conjunto ao novo Protocolo de Pagamentos por Agentes do Google, apresentado nesta semana. O protocolo, que já conta com mais de 60 apoiadores entre bancos e varejistas, busca padronizar as transações iniciadas por IA.

Como parte do acordo, o PayPal será listado como provedor principal para pagamentos com cartão em produtos como Google Cloud, Google Ads e Google Play, além de oferecer integrações diretas com o checkout PayPal, o serviço Hyperwallet e sua solução global de pagamentos.

Logotipo do PayPal em frente ao prédio da sede da PayPal Holdings
PayPal anuncia colaboração que vai levar a IA do Google para dentro do checkout digital (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: