A Meta anunciou nesta terça-feira (7) uma nova atualização do algoritmo do Facebook que exibirá mais vídeos do Reels adaptados às preferências dos usuários.
A atualização inclui recursos que oferecem aos usuários maior controle sobre os vídeos que assistem, sugestões de busca com tecnologia de IA e novos balões de amigos.

Filtrar vídeos ficará mais fácil
- O Facebook facilitará a expressão de desinteresse por esses tipos de vídeos.
- Agora, os usuários podem selecionar “Não tenho interesse” em um Reels ou sinalizar um comentário, fazendo com que o mecanismo de recomendações se adapte com base nesse feedback.
- O recurso “Salvar” também foi atualizado para simplificar a coleta de Reels e postagens favoritos em um só lugar.
Mudanças surgem após insatisfação com conteúdos sugeridos
As mudanças podem ajudar a solucionar as reclamações dos usuários sobre conteúdo indesejado. Muitos usuários expressaram sua frustração com os Reels considerados fraudulentos, irritantes ou repletos de vídeos de baixa qualidade gerados por IA.
A Meta investiu pesado em IA, lançando recentemente um feed de vídeo curto chamado “Vibes”, com conteúdo gerado apenas por IA no aplicativo Meta AI.
Além disso, a atualização do algoritmo visa priorizar o conteúdo mais recente. De acordo com a empresa, o recurso apresentará aos usuários 50% a mais de Reels que foram carregados no mesmo dia em que rolaram a tela.

Leia também:
- Como limitar conteúdo violento nas redes sociais
- 4 maneiras de filtrar conteúdo no Instagram
- Notas da Comunidade no Instagram e Facebook já têm data para começar
Busca com IA
O Facebook Reels também contará com sugestões de busca com tecnologia de IA. Essas sugestões recomendarão consultas para ajudar os usuários a descobrir mais conteúdo sobre tópicos de que gostam, semelhantes às sugestões em cinza encontradas na parte inferior dos vídeos do TikTok.
Além disso, haverá novos balões de amigos no Reels e no feed principal para que os usuários possam ver quais postagens seus amigos curtiram — semelhante a um recurso do Instagram. Os usuários podem tocar em um balão que representa a foto de perfil de um amigo para abrir uma mensagem privada com ele.
