Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a área costeira de Mindanao (Filipinas), nesta quinta-feira (9), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor atingiu o lado leste da ilha, localizado a cerca de 123 quilômetros da capital, Davao, a profundidade de 58,1 quilômetros, diz o USGS. Segundo as autoridades locais, há risco de tsunamis com altas ondas em costas que se encontram a até 300 km do epicentro do tremor.
Terremoto nas Filipinas: o que se sabe
- Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) disse que “tsunami destrutivo é esperado, com ondas com alturas de risco de morte“, mas classificou o terremoto com magnitude 7,6;
- Foi pedido que a população das áreas costeiras do leste e sul do país evacuem as regiões;
- Já o sistema de alerta de tsunami dos EUA indica que são esperadas ondas de um a três metros de altura e pode atingir partes das Filipinas. A nação insular de Palau pode ter ondas de 30 cm a um metro;
- A Reuters disse que a Indonésia também emitiu alerta de tsunami para as regiões do norte de Sulawesi e Papua.
As autoridades indonésias ainda pediram que as pessoas “mantenham a calma e evitem espalhar ou acreditar em informações não verificadas”.
“Fique longe de edifícios que estejam rachados ou danificados devido ao terremoto”, disse a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica do país em comunicado. “Inspecione e certifique-se de que sua casa esteja estruturalmente sólida e livre de danos causados por terremotos antes de entrar novamente.” Contudo, não foram relatados danos até o momento.

Leia mais:
- O que é um terremoto e por que ele ocorre?
- Como funciona e como usar o alerta de terremotos no celular Android
- O que um terremoto de magnitude 10,0 na escala Richter poderia fazer?
Nas Filipinas, espera-se que as ondas do tsunami cheguem em cerca de uma hora, podendo durar várias. Segundo a BBC, a emissora estatal PTV divulgou imagens do caos no qual Davao se encontra enquanto a população evacua a cidade.
Há relatos de prédios danificados em Davao Oriental, segundo o governador da província, Edwin Jubahib. “Alguns prédios foram danificados“, disse. “Foi muito forte.”
Região onde estão as Filipinas é “perigosa”
A região nas quais as Filipinas se localizam é conhecida como Anel de Fogo, arco de 40 mil quilômetros de falhas sísmicas no entorno do Oceano Pacífico, onde mais da metade dos vulcões da Terra se encontram, onde há terremotos poderosos regularmente. A região onde as Filipinas se encontram também é propensa a tufões.

País ainda se recupera de outras tragédias
O desastre vem quando o país ainda está se recuperando de desastres naturais devastadores. Na semana passada, houve um terremoto de escala 7,0 na cidade costeira de Bogo, na província de Cebu. Houve 74 mortos e mais de 500 feridos.
Além disso, ao menos 11 pessoas morreram após a passagem da forte tempestade tropical Bualoi, que passou por várias pequenas ilhas filipinas. Centenas de milhares de pessoas precisaram deixar suas casas.
Em setembro, o supertufão Ragasa, a maior tempestade do ano, atingiu a província de Cagayan, norte do país.