O YouTube anunciou o lançamento oficial de sua tecnologia de detecção de semelhança, agora disponível para criadores qualificados do Programa de Parcerias.
Após meses de testes, a ferramenta permite que usuários solicitem a remoção de vídeos gerados por IA que utilizem indevidamente sua imagem, voz ou identidade. Segundo a empresa, esta é a primeira fase de implementação e os criadores já começaram a receber convites por e-mail.

Tecnologia protege identidade e voz de influenciadores
A nova tecnologia identifica conteúdo sintético que imita criadores sem consentimento, seja para promover produtos falsamente endossados ou espalhar desinformação.
Casos como o uso da voz clonada do YouTuber Jeff Geerling por uma empresa de eletrônicos exemplificam o tipo de abuso que o sistema busca coibir.
Leia mais:
- 5 programas da TV que fazem mais sucesso no YouTube
- O que é YouTube TV e como funciona serviço de streaming
- YouTube lança qualidade de vídeo aprimorada para assinantes Premium

Processo de verificação
- Em vídeo no canal Creator Insider, o YouTube explicou como ativar o recurso: os criadores devem acessar a aba “Semelhança”, autorizar o uso de dados e verificar sua identidade por meio de um documento com foto e um vídeo de selfie.
- Após a aprovação, terão acesso a um painel com todos os vídeos detectados — podendo pedir remoção, reivindicar direitos autorais ou simplesmente arquivar o conteúdo.
- A empresa informou que os usuários podem desativar a ferramenta a qualquer momento, encerrando as varreduras em até 24 horas.
Em fase piloto desde o início do ano, o sistema é resultado da parceria do YouTube com a Creative Artists Agency (CAA) e reforça o apoio da plataforma ao projeto de lei norte-americano “NO FAKES Act”, que busca combater o uso indevido de imagem e voz por IA.
