Carro-foguete finlandês

Finlandeses tentam lançar carro ao espaço usando dinamite; assista

Rafael Rigues, editado por Liliane Nakagawa 10/06/2020 11h07
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Youtubers do canal Beyond the Press usaram um carro modificado e 70 quilos de dinamite

Provavelmente inspirados pelos sucessos da SpaceX, youtubers finlandeses do canal Beyond the Press tentaram colocar um carro em órbita, usando para isso uma quantidade absurda de dinamite.


O carro, pintado de amarelo e fantasiado como um veículo de entrega de pizzas, teve o motor e transmissão removidos para se tornar mais leve, totalizando cerca de 500 quilos. Na traseira uma grande chapa metálica foi montada como anteparo: a ideia era de que a energia da explosão, agindo contra a chapa, empurrasse o carro em direção ao espaço.

Para impulsionar o veículo, 70 quilos de dinamite foram enterrados a dois metros de profundidade, numa tentativa de amenizar o impacto da explosão e evitar que o carro fosse destruído.

Obviamente, os apresentadores não esperavam realmente que o automóvel entrasse em órbita. Um deles apostou que o carro iria subir 30 metros e cair ainda inteiro e reconhecível. Outro apostou em 50 metros, mas que o carro voltaria ao solo como um punhado de ferro retorcido. Quem ganhou? Confira abaixo.

O vídeo lembra uma tentativa um pouco mais bem sucedida da equipe do programa de TV Top Gear, que tentou transformar um Robin Reliant, um carro inglês com três rodas produzido na década de 70, em um 'ônibus espacial' capaz de ser lançado por um foguete, se separar e pousar como um avião. O lançamento foi o "maior lançamento não-comercial de um foguete na história da Europa".

Fonte: Motor1.com

carro foguete foguete missão espacial explosão espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você