Em oitava missão, SpaceX lança novo lote com 60 satélites Starlink

Agora são 482 unidades orbitando a Terra; esta foi a oitava missão do projeto

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 04/06/2020 09h15
SpaceX lança novo lote de satélites Starlink
A A A

A SpaceX lançou um novo lote de satélites Starlink na noite da quarta-feira (3). Esta foi a primeira vez que a empresa realizou dois lançamentos em um tempo tão curto, já que no último sábado (30) enviou astronautas da Nasa para a Estação Espacial Internacional. Com os 60 satélites lançados, a empresa possui um total de 482 formando a sua constelação.


O foguete utilizado foi o segundo do modelo Falcon 9 a realizar seu quinto voo. Anteriormente, havia participado de outras duas missões Starlink, do lançamento de um lote de satélites Iridium Next e de um satélite de comunicação canadense. Depois do lançamento, foi recuperado pela balsa “Just Read the Instructions”.

Esta foi a oitava missão do projeto Starlink e estava programada inicialmente para maio, mas, devido ao mal tempo e conflito de calendário, foi adiada. A SpaceX planeja criar uma constelação com 12 mil satélites para levar internet de alta velocidade para todo o planeta. Segundo Elon Musk, CEO da empresa, eram necessários pelo menos 400 satélites para disponibilizar uma cobertura mínima, o que pode significar que, ainda este ano, o serviço pode ser ativado.

Os Starlinks, porém, têm sofrido diversas críticas dos astrônomos. Isso porque, devido a seu forte brilho, a constelação tem atrapalhado a visão dos pesquisadores e as observações espaciais. Para resolver esse problema, a SpaceX está experimentando diversas maneiras de reduzir esse brilho, como a instalação de guarda-sóis. Segundo representantes da empresa, os satélites lançados nesta quarta já possuíam o recurso.

Via: Space

Internet spaceX elon musk Starlink satélite
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você