Hyundai anuncia parceria para oferecer robotáxi nos EUA em 2021

Ao lado da empresa de tecnologia para transporte público Via, Hyundai prepara serviço de veículos autônomos

Guilherme Preta, editado por Daniel Junqueira 28/10/2020 13h10
veículo Motional
A A A

A Motional, joint venture da Hyundai com a companhia norte-americana de autopeças Aptiv, se uniu à empresa de tecnologia de transporte público Via para criar um serviço de robotáxis nos Estados Unidos. A intenção é lançar o serviço já no primeiro semestre de 2021, combinando os veículos autônomos da Motional com a tecnologia da Via para solicitação de corridas, definição da rota e determinação do veículo.


O objetivo da parceria é desenvolver um sistema de robótica compartilhada sob demanda e que aprenda como esses veículos podem ser integrados ao transporte de massa. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas as empresas afirmam que as especificidades do projeto serão anunciados no futuro.

A cidade ou outras informações geográficas, além da quantidade e do tipo de veículo a ser utilizados ainda permanecem em segredo. Porém, as empresas afirmaram que o serviço deve ser lançado nas localidades onde a Motional já opera. Com isso, as candidatas a receber a novidade são Boston, Pittsburgh, Las Vegas e Santa Monica.

ReproduçãoHyundai faz parceria para robotáxi nos Estados Unidos. Foto: metamorworks/iStock

Em um primeiro momento, os carros devem contar com um "operador de segurança humana ao volante". Além disso, ainda há uma série de obstáculos para que o serviço opere de forma autônoma. Segundo as empresas, os veículos precisam ser feitos sob demanda, roteados de forma ideal e compartilhados por vários passageiros. Além disso, por conta da pandemia de Covid-19, foi necessária uma reformulação da visão sobre transporte e os consumidores.

Por fim, a Via e a Motional destacaram que o serviço vai adotar diversas medidas de segurança, como divisórias, equipamentos de proteção individual, como máscaras, higienização frequente e rastreamento de contato para garantir a saúde e a segurança dos ocupantes.

Montadora cria setor focado em carros transformers

Durante a CES 2019, a Hyundai exibiu um veículo digno da saga Transformers. O Elevate Ultimate Mobility Vehicle possuía as rodas presas em pernas que o permitiam escalar alguns obstáculos. Agora, a montadora anunciou um setor focado em tornar veículos assim uma realidade: o New Horizons Studio.

De acordo com John Suh, chefe do setor e líder do desenvolvimento do Elevate, o maior objetivo é “criar o primeiro veículo da classe 'transform' do mundo, também conhecido como Ultimate Movility Vehicle (UMV)”. O objetivo desse tipo de veículo ainda é obscuro. Eles podem ser utilizados para ajudar passageiros com deficiência a passar por trajetos com degraus, por exemplo.

Via: TechCrunch

carro Carro conectado carros e tecnologia estados unidos Hyundai carros serviços de carros carro autônomo
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você