Carros e Tecnologia

Land Rover InControl

Stalker rastreava e controlava o carro de sua vítima via internet

Rafael Rigues 13/11/2019 17h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Criminoso usava o app do fabricante, configurado com os dados do carro da ex-namorada, para monitorar sua localização em tempo real e até mesmo ligar e desligar o motor

Um homem australiano de 38 anos se declarou culpado por perseguir sua ex-namorada, o que incluiu assumir remotamente o controle do carro dela e rastrear seus movimentos usando um app.


Segundo o jornal Washington Post o homem usou o app InControl, configurado com o VIN (Vehicle Identification Number, um número único associado a cada carro) do Land Rover de sua ex-namorada, para monitorá-la. Uma vez configurado, o app permite ligar e desligar o motor, ajustar a temperatura interna e acompanhar a localização do veículo em tempo real.

Além disso ele também instalou spyware, pelo qual pagava uma mensalidade, no smartphone dela, o que lhe permitia ter acesso à agenda e e-mails da vítima. O casal ficou junto por apenas dois meses.

Ao prender o criminoso a polícia encontrou um bloco de notas recheado com detalhes pessoais da vítima, incluindo uma lista de locais que ela costumava frequentar, cursos que ela pretendia assistir e modelos de armas, com seus respectivos preços.

A vítima, cujo nome não foi divulgado, trabalha há 10 anos no setor de tecnologia. "Esses crimes fizeram com que eu me sentisse insegura. Me fizeram temer a tecnologia abracei e me deixaram com uma profunda desconfiança das proteções e leis de segurança cibernética atualmente em vigor, agora que sei que elas podem ser exploradas", disse ela.

Fonte: ABC

carro privacidade spyware stalkware falha de privacidade Vigilância
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você