Avião supersônico da Nasa entra em processo de montagem final

Modelo X-59 é o primeiro passo para a próxima geração de supersônicos

Guilherme Preta, editado por Matheus Luque 17/12/2019 11h17
X-59
A A A

O avião supersônico X-59 Quiet SuperSonic Technology (QueSST) da Nasa passou em seu teste final de desenvolvimento e está entrando na montagem final. O modelo foi projetado para preparar tecnologias para a próxima geração de aeronaves comerciais supersônicas.


Quando concluído, o X-59 poderá voar em uma altitude de 17 mil metros a uma velocidade de Mach 1,27, pouco mais de 1.512 km/h, produzindo um "boom" sônico de apenas 75 decibéis. Esse som é tão alto quanto a porta de um carro fechando.

Reprodução

Além dos testes de tecnologias, o modelo vai sobrevoar um conjunto de sensores especiais e várias comunidades dos EUA para reunir dados técnicos e avaliar a reação das pessoas com o avião. Esses resultados vão ser usados para reescrever os regulamentos ambientais americanos de 1970 e que impedem voos supersônicos comerciais que não sejam sobre a água.

A montagem final e integração de sistemas estão programadas para serem concluídas no final de 2020, com o primeiro voo previsto para 2021. “Mostramos que o projeto está dentro do cronograma, está bem planejado e no caminho certo. Temos tudo para continuar essa missão histórica de pesquisa para o público de viagens aéreas do país”, concluiu Bob Pearce, administrador associado de aeronáutica da Nasa.

Via: New Atlas

Nasa avião EUA teste Avião Hipersônico
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você