Cosmonauta russo filma objetos não identificados em órbita da Terra

Agência espacial Russa irá analisar as imagens; o mais provável é que sejam satélites da constelação Starlink, da SpaceX

Rafael Rigues 24/08/2020 12h08
Objetos em órbita da Terra
A A A

O cosmonauta russo Ivan Vagner, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), teve uma surpresa ao gravar uma aurora entre a Antártica e a Austrália na última quarta-feira (19): além do belo fenômeno natural, ele também registrou cinco objetos misteriosos voando em formação em órbita da Terra.


Segundo Vagner, os objetos aparecem à esquerda no vídeo, entre os 9 e 12 segundos. O clipe é um time-lapse feito capturando uma foto por segundo, então o tempo real de observação dos objetos é de 52 segundos.

"O que você acha que são? Meteoros, satélites ou... ?", pergunta o cosmonauta russo a seus seguidores no Twitter. Segundo ele, o incidente foi notificado aos administradores da Roscosmos, a agência espacial russa, e as imagens originais para a academia russa de ciências para "mais análises".

"Ainda é cedo para fazer conclusões até que nossos pesquisadores e cientistas da Roscosmos no Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências nos digam o que acham", disse Vladimir Ustimenko, porta-voz da Roscosmos. "Foi decidido entregar o material a especialistas que irão nos dizer o que era, em sua opinião".

Mesmo antes da opinião dos especialistas, a explicação mais plausível é que Vagner viu parte da constelação de satélites Starlink, que já deixou observadores na Terra confusos. Os satélites são mais visíveis quando estão em órbita baixa, logo após um lançamento, e se parecem com uma fileira de estrelas. E a SpaceX lançou um lote de satélites em 18 de agosto, um dia antes de Vagner registrar as imagens.

Fonte: Space.com

espaço Estação Espacial spaceX nave espacial Starlink Estação Espacial Internacional OVNIs Ciência&Espaço exploração espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você