Galáxia

Nasa considera realizar missão interestelar que duraria 15 anos

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 01/11/2019 09h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O projeto, proposto por cientistas do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, espera a aprovação da Nasa

Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins está ansioso para enviar uma sonda para o espaço interestelar. Atualmente, o único obstáculo que eles enfrentam é a Nasa. Isso porque, de acordo com a Wired, o grupo espera pela aprovação da Agência Espacial. O plano inicial deles é lançar o projeto em 2030.


A ideia dos pesquisadores é lançar uma espaçonave que pesa menos de 800 mil kg. Porém, esse projeto está muito atrasado e acima do orçamento inicialmente previsto. A ideia do lançamento surgiu a partir de um estudo de sonda interestelar apoiado pela Nasa no ano passado.

A sonda usaria o auxílio da gravidade para lançá-la a velocidades acima de 160 mil km/h – rápido o suficiente para deixar o Sistema Solar. O objetivo é viajar 148 bilhões de km da Terra em menos de 15 anos. Para se ter uma ideia, demorou quase 40 anos para as Voyager 1 e 2 chegarem a apenas 21 bilhões de km.

Essa demora da Voyager foi atribuída aos equipamentos usados em sua composição, considerados instrumentos básicos. A sonda proposta terá uma série de sensores que poderiam obter uma melhor compreensão do espaço interestelar – que permanece um mistério para os cientistas até hoje.

Por esse motivo, estudiosos acreditam que deixar a heliosfera – região do espaço em forma de bolha ao redor do Sol – poderia oferecer oportunidades de descobertas.

"Estamos sentados dentro de uma bolha tentando descobrir qual é a sua forma, o que é extremamente difícil", disseram os membros do Laboratório de Física Aplicada Pontus Brandt à Wired. "A singularidade de uma sonda interestelar é suficiente para sairmos e tirarmos uma foto de fora da nossa pequena e habitável bolha no espaço."

 

Via: Futurism

Nasa espaço Sistema Solar espaçonave
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você