Ciência e Espaço

SpaceX Falcon 9

SpaceX lança mais 60 satélites Starlink ao espaço

Rafael Rigues, editado por Matheus Luque 28/01/2020 10h17
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Eles se juntaram aos outros 182 já em órbita

A SpaceX lançou hoje (29) mais um grupo de 60 satélites de sua constelação Starlink, projetada para levar acesso à internet mesmo aos lugares mais remotos do planeta.


 

Um foguete Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento Espacial 40 (SLC-40) na base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. O pouso foi feito no navio autônomo Of Course I Still Love You, que está em posição a 630 km da costa da Flórida, no Oceano Atlântico. As duas metades da carenagem que protege a carga foram recuperadas pelos navios GO Ms. Tree e GO Ms. Chief.

O lançamento estava originalmente programado para ontem (28), mas foi cancelado devido ao mau tempo.

Reprodução

Os satélites são liberados a uma altitude de 290 km, e usam seus propulsores para atingir uma órbita intermediária de 350 km. Os que não conseguirem realizar a manobra permanecerão na órbita mais baixa, e queimarão ao reentrar na atmosfera. Os satélites considerados funcionais irão então prosseguir para uma órbita a 550 km de altitude.

A SpaceX planeja 24 missões Starlink em 2020, com 60 satélites cada, num total de 1.200 satélites, que se juntarão aos outros 182 já em órbita. A empresa espera iniciar as operações comerciais de seu serviço, que já está em testes, ainda neste ano.

Fonte: NASA Space Flight

Banda Larga Satélites spaceX elon musk Banda larga falcon 9 starlink Starlink
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você