Viaje ao espaço de carona no Falcon 9, da SpaceX

Empresa espacial divulgou vídeo com imagens registradas no lançamento de 30 de agosto; é possível ouvir o barulho dos motores e acompanhar o pouso do foguete

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 11/09/2020 09h19
Lançamento do Falcon 9
A A A

Em 30 de agosto, a SpaceX realizou mais um lançamento de seus foguetes Falcon 9, levando, dessa vez, um satélite argentino à órbita e outros dois equipamentos menores. Além de marcar o primeiro lançamento polar a partir da Flórida em 50 anos, a missão registrou imagens que permitem levar o espectador “de carona” para o espaço e trazê-lo de volta para um pouso seguro em terra firme.


O vídeo postado no YouTube pela empresa espacial na quarta-feira (9), mostra, em velocidade acelerada, todo o trajeto do foguete em pouco mais de dois minutos. É possível acompanhar o barulho dos motores a breve estadia no espaço, até o desacelerar dos motores para um pouso suave.

A filmagem só foi possível por conta da política de reutilização dos equipamentos que a empresa de Elon Musk possui. Recuperando seus foguetes e os lançando outras vezes, é possível baratear as viagens e as missões espaciais. Até o momento, a SpaceX já recuperou 18 boosters de primeiro estágio do Falcon 9 em terra firme, além de outros 42 em plataformas flutuantes.

Primeiro lançamento do Falcon Heavy 

Lançamentos do foguete Falcon 9 já estão se tornando rotina. Mas um envio de seu irmão maior, o Falcon Heavy, ao espaço, é muito mais raro. Desde o voo inaugural em 2018, quando o Tesla Roadster de Elon Musk foi enviado ao espaço, o foguete voou apenas três vezes, duas delas em missões comerciais.

O próximo lançamento, sob contrato da Força Espacial dos EUA, deveria acontecer entre novembro e dezembro deste ano. Mas segundo declaração do General de Brigada Jason Cothern, vice-comandante do US Air Force Space and Missile Systems Center (USAF SMC), a missão USSF-44 foi adiada para 28 de fevereiro de 2021.

Segundo o site Teslarati, o adiamento não é surpresa. Dos seis primeiros estágios que saíram da fábrica da SpaceX em Hawthorne, no Texas, nos últimos nove meses, todos eram do Falcon 9.

Via: Space

espaço foguete spaceX elon musk Ciência&Espaço satélite
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você