Coronavírus não surgiu em mercado de animais de Wuhan, diz estudo

Pesquisa mostra que vírus já havia se adaptado à transmissão e infecção humana quando chegou ao local

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 18/05/2020 10h40
Coronavírus não surgiu em mercado de animais de Wuhan
A A A

Desde que o início da pandemia do novo coronavírus se alastrou, um mercado de animais em Wuhan, na China, foi considerado o ponto de origem da doença. Agora, uma pesquisa mostra que o Sars-Cov-2 na verdade já havia se adaptado à transmissão e infecção humana quando chegou ao local.


O artigo, escrito por Shing Hei Zhan, Benjamin Deverman e Yujia Alina Chan, ainda precisa ser revisado, mas afirma que o novo coronavírus se assemelha ao antigo Sars-Cov, responsável pela epidemia de 2003. Durante a fase final da doença, ele passou por diversas mutações propensas à transmissão em humanos.

Apesar disso, não foram encontrados sinais de que o novo vírus tenha se adaptado de outro. “O surgimento repentino de um Sars-Cov-2 altamente infeccioso apresenta uma importante causa de preocupação que deve motivar esforços internacionais mais fortes para identificar a fonte e evitar o ressurgimento em um futuro próximo”, destacaram os pesquisadores no artigo.

Reprodução

Detalhe da estrutura do vírus Sars-Cov-2, ilustrada pela Visual Science/Foto: Reprodução

Vale ressaltar que diversas teorias da conspiração apontavam para uma origem laboratorial no novo coronavírus. O próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bateu nesta tecla diversas vezes. Apesar disso, estudos comprovaram a origem natural do vírus, inclusive com pesquisadores tendo encontrado um coronavírus diferente em espécies de morcego, o que reforça mais uma vez a naturalidade do Sars-Cov-2.

O novo trabalho, em inglês, pode ser lido neste link.

Via: Metro


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus China coronavirus wuhan pandemia
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você