Covid-19: Ministério da Saúde adotará novo modelo de boletim de dados

Formato vai apresentar mortes diárias classificadas por data de ocorrência e data de confirmação; previsão é que plataforma de divulgação da pasta seja atualizada em breve

Victor Pinheiro 17/06/2020 20h06
eduardo pazuello
A A A

O Ministério da Saúde prepara um novo modelo de boletim de dados epidemiológicos da pandemia de coronavírus no Brasil. Segundo o jornal o Globo, o formato ainda aguarda a aprovação de instâncias superiores e deve incluir informações sobre a data de ocorrência das mortes provocadas pela doença.


No início de junho, a pasta interrompeu a divulgação dos números acumulados de casos e óbitos e alterou a forma de divulgação de ocorrências diárias. O órgão deixou de contabilizar as novas mortes e contaminações por data de confirmação, e passou a classificar os registros pelas datas em que aconteceram.

Diante da pressão da Justiça, o Ministério da Saúde retomou o formato anterior e anunciou que iria publicar todas as informações em um novo portal - incluindo estatísticas por data de confirmação e por data de ocorrência.

Na sexta-feira (12), a pasta lançou uma nova plataforma chamada SUS Analítico, no entanto, o portal ainda não apresenta as estatísticas de mortes ocorridas por data. De acordo com o Globo, a expectativa é de que o novo boletim seja empregado em breve. 

Plataforma

Assim como o Painel Coronavírus, antigo portal de divulgação dos dados da pandemia, a plataforma SUS Analítico dá destaque aos números de recuperados e aos casos em acompanhamento da doença. No entanto, ao contrário do seu antecessor, o novo site não permite baixar arquivos dos dados dispostos no portal.

Plataforma SUS Analítico. Imagem: Reprodução

O SUS Analítico também não apresenta gráficos com a evolução da curva da epidemia e não informa o número de ocorrências de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), um índice que ajuda especialistas a analisarem a subnotificação de casos da doença.

Por outro lado, a plataforma atual permite filtrar as estatísticas por categorias de localidade, como estados, sub-região, município e áreas metropolitanas. 

Fonte: O Globo


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



coronavirus covid19
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você