Covid-19 vai se tornar uma doença sazonal, preveem cientistas

Isso deve acontecer depois que imunidade de rebanho for atingida; antes, várias ondas da doença ainda podem ocorrer

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 15/09/2020 09h42
Coronavírus
A A A

Mesmo que medicamentos e vacinas para combater a Covid-19 sejam desenvolvidos, o Sars-Cov-2 não deve ser eliminado para sempre. Segundo uma pesquisa liderada por Hassan Zaraket, da Universidade Americana de Beirute, no Líbano, e publicada no Frontiers in Public Health, a Covid-19 vai se tornar uma doença sazonal em países com clima temperado, mas apenas depois que a imunidade de rebanho for alcançada.


“A Covid-19 veio para ficar e continuará a causar surtos durante todo o ano até que a imunidade coletiva seja alcançada”, destacou o pesquisador. “Portanto, todos precisam aprender a conviver com isso e continuar praticando as melhores medidas de prevenção, incluindo o uso de máscaras, distanciamento físico, higienização das mãos e evitar encontros”, acrescentou Zaraket. Segundo Hadi Yassine, autor colaborador da pesquisa, deve haver várias ondas da doença antes de a imunidade coletiva ser atingida.

Portanto, o Sars-Cov-2 deve seguir outros vírus conhecidos, como o influenza e até mesmo outros coronavírus. Foi analisando esses vírus sazonais, bem como outros fatores virais e do hospedeiro, além de conhecimentos recentes sobre o responsável pela Covid-19, que eles chegaram a esta conclusão.

Os pesquisadores explicaram que a sobrevivência do vírus difere ao longo das estações devido a mudanças de temperatura e umidade e, por conta disso, a transmissão é diferente nas várias épocas do ano.

ReproduçãoMedidas de prevenção devem continuar a ser tomadas até que imunidade coletiva seja alcançada. Foto: Cat Box/Shutterstock

No entanto, o novo coronavírus possui uma taxa de transmissão mais alta se comparado com outros vírus respiratórios. Isso pode ser causado, em parte, por conta de a população ainda não ter tido contato com ele.

Assim, os fatores de sazonalidade do Sars-Cov-2 ainda não conseguem impedir a sua disseminação nos meses mais quentes. Apesar disso, com a imunidade de rebanho e a vacinação, sua taxa de transmissão deve cair consideravelmente, tornando mais suscetível à sazonalidade.

“Este continua sendo um vírus novo e, apesar do rápido crescimento da ciência sobre ele, ainda existem coisas que são desconhecidas”, destacou Zaraket. “Se nossas previsões são verdadeiras ou não, isso ainda será visto no futuro. Porém, achamos altamente provável, dado o que nós sabemos até agora, que a Covid-19 eventualmente se tornará sazonal”, concluiu.

Via: MedicalXpress


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus doença coronavirus covid19 pandemia
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você