Coronavírus

OMS alerta: coronavírus pode levar cinco anos para ser controlado

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 14/05/2020 12h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cientista-chefe da organização também não descartou uma possível piora na pandemia

O principal desafio para conter a pandemia de Covid-19 é controlar a disseminação do vírus. Para isso, respeitar as orientações do órgão de saúde local e principalmente o encontro de vacinas e medicamentos efetivos tem fundamental importância. Segundo Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde, pode demorar até cinco anos para controlar o novo coronavírus.


Apesar de ser difícil prever, Swaminathan afirma que “em um intervalo de quatro a cinco anos nós poderíamos controlar isso” e, com a descoberta da vacina, podendo acelerar o processo para dois anos. Por outro lado, não descartou a possibilidade de a pandemia se agravar. Atualmente são quase 300 mil mortes e mais de 4,3 milhões de infectados.

Reprodução

Mesmo com a descoberta de uma vacina podendo reduzir esse período, a cientista destacou que as mutações do vírus podem invalidar a eficiência e a segurança dos medicamentos. O maior desafio do momento, porém, é avaliar os riscos de diminuir as medidas de isolamento social e descobrir como chegar a normalidade.

Via: O Estado de S.Paulo


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



vacinação OMS medicamento vacina coronavirus pandemia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você