Uber e Airbnb vão demitir funcionários por conta da pandemia de Covid-19

Empresa vai reduzir equipes de atendimento ao cliente e equipes de recrutamento; Airbnb e Lyft tomaram decisões semelhantes

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 06/05/2020 17h05
Uber pode suspender motoristas e passageiros com coronavírus
A A A

Devido aos problemas enfrentados pelas empresas durante a pandemia do novo coronavírus, a Uber disse que também tem planos de cortar funcionários.


De acordo com um documento registrado na Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos, a empresa deve demitir 3.700 funcionários – o que representa cerca de 14% de seus 26.900 prestadores de serviço de tempo integral.

Como justificativa, a Uber escreveu no documento: "Devido ao menor volume de viagens e o atual congelamento de contratações, a companhia vai reduzir o setor de suporte ao cliente e equipes de recrutamento em aproximadamente 3.700".

Reprodução

Foto: Airbnb

A decisão segue movimentos semelhantes do Airbnb e Lyft. Recentemente, o site de hospedagens anunciou a demissão de 1.900 funcionários – mais de um quarto de sua força de trabalho. Enquanto a Lyft demitiu quase mil de seus colaboradores – cerca de 17% da equipe.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, disse que, como maneira de ajudar a empresa, vai renunciar de seu salário base de US$ 1 milhão (R$ 5,7 milhões em conversão direta) pelo resto do ano. Embora, como apontado pelo site CNBC, a maior parte de sua renda venha de bônus e ações.

É compreensível que a demanda por viagens compartilhadas tenha caído devido à crise de Covid-19. Assim como outras empresas, a Uber tentou se adaptar às entregas de produtos, exigência do uso de máscaras por parte dos motoristas e descontos no Uber Eats. Mesmo assim, esses esforços não foram suficientes, fazendo com que a companhia amargasse uma queda de 80% na solicitação de serviços.

Via: Engadget


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



demissão uber airbnb Lyft coronavirus
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você