Modo escuro do WhatsApp

As diferenças do modo escuro do WhatsApp para Android e iPhone

Alvaro Scola 05/03/2020 11h25
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O modo escuro do WhatsApp para o Android e o iPhone apresenta algumas diferenças. Veja quais são elas!

Depois de muita espera, finalmente, o WhatsApp ganhou o aguardado modo escuro em suas versões oficiais, ou seja, seus usuários não dependem mais de utilizar a versão Beta ou de métodos alternativos. O Olhar Digital, inclusive, já mostrou como ativar o modo escuro do WhatsApp no Android e no iPhone assim que o mesmo foi disponibilizado.


Apesar de funcionar de forma bem parecida, existem algumas pequenas diferenças entre o modo escuro disponibilizado para o aplicativo nas duas plataformas. Assim, o Olhar Digital lhe mostra a seguir o que muda entre o modo escuro do WhatsApp para o Android e o iPhone.

A forma de ativar os temas

O primeiro item da nossa lista fica justamente em um dos atos mais cruciais para utilizar o modo escuro, que é como ele pode ser ativado. Enquanto no Android, os usuários têm a opção de ativar o modo escuro pelo aplicativo ou pelo sistema, no iOS é necessário ativar o tema escuro de todo o sistema para que ele entre em ação no aplicativo.

Reprodução

Por conta dessa diferença, vale lembrar, o tema escuro do WhatsApp do iOS só funciona a partir da versão 13 dele. Enquanto isso, no Android, a opção pode ser encontrada a partir da versão 9 Pie, apesar de existirem relatos de ela funcionar também no Android 8 Oreo.

Diferença nas cores utilizadas para a sua interface

Nos modos escuros vistos em diversos aplicativos, muitos deles acabam usando uma cor que não seja a preta. E, essa diferença, também é vista no WhatsApp, que no Android é um tom de cinza bem escuro, enquanto o iOS usa a cor preta. A diferença, ao ser vista na tela, as vezes pode passar desapercebida de acordo com o seu display, mas fica evidente em capturas de tela como a exibida logo abaixo.

Reprodução

Na prática, quem deve levar uma ligeira vantagem aqui é o iPhone, que em celulares com display OLED deve economizar mais bateria.

Diferença nas cores utilizadas em conversas

A diferença de cores utilizadas no modo escuro do WhatsApp também refletem no papel de parede oficial utilizado para conversas. Na imagem abaixo, você pode ver uma mesma conversa nos dois sistemas mencionados.

Reprodução

Apesar da diferença das cores no papel de parede, o Android, vale lembrar, utiliza cores mais escuras no plano de fundo das mensagens. Os botões também apresentam cores diferente, enquanto no Android eles ficam brancos, no iOS eles são azuis. A imagem do iOS aparece levemente distorcida devido a diferença de tamanho da resolução dos aparelhos para exibir toda a tela.

Opções de cores sólidas

A última diferença vista por nós também foi no acervo de cores sólidas disponibilizadas para serem utilizadas como papéis de parede nas conversas. Enquanto o iPhone tem um número maior de cores gerais para serem utilizadas, o Android conta com mais cores escuras para serem utilizadas com o seu novo modo.

Reprodução

Caso tenha interesse em usar as novas cores escuras de papel de parede no Android, confira esta matéria do Olhar Digital. Se quiser ter um tema mais escuro ainda no WhatsApp, a sugestão vai para este tutorial que adiciona um fundo preto para suas conversas e é válido para o Android e o iPhone.
Essas são as principais diferenças vistas entre o tema escuro do WhatsApp para os dois sistemas.

Apesar de não estar diretamente relacionado, também vale lembrar que a última versão do WhatsApp para o iPhone trouxe uma busca avançada, que o Olhar Digital já mostrou como utilizar.

iPhone Android Dicas Whatsapp Dicas&Tutoriais modo escuro
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você