Como remover uma atualização problemática do Windows 10

Antes de apelar para a formatação do PC por alguma atualização indesejada do Windows, veja aqui alguns métodos que podem poupá-lo deste trabalho

Alvaro Scola, editado por Liliane Nakagawa 06/04/2020 16h15
windows 10
A A A

O Windows 10 recebe constantemente atualizações pela internet para ganhar novos recursos e correções de segurança importantes para seus usuários. Apesar da boa intenção, a Microsoft errou em algumas atualizações recentemente, que causaram verdadeiras dores de cabeça para seus usuários com telas azuis da morte, lentidões inesperadas e outros problemas.


Para solucionar esta situação, muitas vezes as pessoas já pensam logo em formatar o seu computador, mas não é necessário tomar tal atitude, pois é possível contornar esse tipo de situação com algumas ferramentas do próprio Windows. A seguir, veja como corrigir problemas causados pela atualização do Windows 10.

Importante

Antes de realizar qualquer procedimento listado abaixo, caso o seu computador ainda esteja ligando e entrando no sistema, nós recomendamos que você faça um backup de seus arquivos. Se isso não for possível, é claro, você pode recorrer, por exemplo, a uma distribuição Linux para recuperá-los.

Lembre-se também que as atualizações do Windows contêm correções importantes. Portanto, somente desinstale uma de suas atualizações se for realmente necessário.

Remova a atualização do computador

Caso o seu computador ainda inicie após ter um problema com uma atualização do Windows, o processo mais recomendado a ser feito é remover os últimos patches, que foram instalados. Para isso, basta seguir este passo a passo:

1. Aperte junto as teclas “Win + i" para acessar as “Configurações” do Windows 10;

2. Na janela aberta, clique em “Atualização e segurança”;

Reprodução

3. Na nova tela, clique em “Exibir histórico de atualização”;

Reprodução

4. Então, clique em “Desinstalar atualizações”;

Reprodução

5. Selecione a atualização desejada e clique em “Desinstalar”. Nesta tela, inclusive, você pode ver a ordem cronológica das atualizações para encontrar o patch mais recente com facilidade;

Reprodução

6. Aguarde o processo ser concluído e reinicie o computador.

Caso você não consiga iniciar o seu computador do modo convencional, tente apertar a tecla “F8” durante a sua inicialização para acessar o modo de segurança do Windows 10. Então, faça o processo descrito acima.

Removendo a atualização via linha de comando

Em alguns casos mais específicos, pode ser que você não consiga utilizar o Windows 10 para chegar até a tela mencionada com o processo acima. Assim, outra forma de remover uma atualização do Windows 10 é utilizando linhas de comando. Para isso, siga estes passos:

1. Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo menu Iniciar do Windows 10;

Reprodução

2. Para ver a lista de atualizações instaladas, utilize o comando: wmic qfe list brief /format:table;

Reprodução

3. Agora, utilize esse comando para remover uma atualização: wusa /uninstall /kb:HotFixID. O “HotFixID” deve ser substituído pelo número da atualização;

Reprodução

4. Reinicie o computador.

Este procedimento nós só recomendamos caso o processo via interface gráfica acabe não funcionando como deveria.

Utilize um ponto de restauração

Além dos processos descritos acima, se apenas desinstalar uma atualização não resolveu o seu problema, você pode recorrer ao ponto de restauração do Windows. No caso, esse “ponto de restauração” é criado de forma automática no sistema da Microsoft e faz com que configurações e mudanças no sistema sejam revertidas para uma data em que ele estava funcionando. Veja como usar este recurso:

1. No menu Iniciar do Windows 10, procure por “Criar ponto de restauração”;

Reprodução

2. Na janela que foi aberta, clique em “Restauração do Sistema”;

Reprodução

3. Agora, clique em “Avançar” e selecione um dos pontos de restauração disponíveis. Aqui, vale lembrar, é possível até mesmo encontrar o “Windows Update” na lista, ou seja, a atualização do Windows também é removida neste processo. Depois de ter selecionado um dos pontos, novamente, clique em “Avançar”;

Reprodução

4. Clique em “Concluir”.

Reprodução

A partir deste momento, o seu PC será reiniciado e o Windows começar a fazer a sua restauração. Esse processo quando não é realizado em um PC com um SSD pode demorar bastante.

Criar um disco de recuperação

Se você não conseguiu iniciar o PC de forma alguma para usar um destes recursos acima, outra opção consiste em criar um “Disco de recuperação”, que na verdade será um pendrive com algumas ferramentas para corrigir o Windows. Para fazer este processo, você precisará de outra máquina com o Windows 10. Veja o passo a passo:

1. Abra o “Painel de controle” e vá em “Sistema e segurança”;

Reprodução

2. Clique em “Segurança e Manutenção”;

Reprodução

3. Na nova página, clique em “Recuperação”;

Reprodução

4. Agora, clique em “Criar unidade de recuperação”;

Reprodução

5. Na mensagem que surge, clique em “Avançar”. Agora, coloque um pendrive e clique em “Avançar” mais uma vez. Aqui, vale notar, o pendrive será formatado pelo Windows;

Reprodução

6. Aguarde o processo ser concluído.

Após o ter completado o processo, você precisará fazer com que o seu PC dê prioridade de boot para o pendrive. O processo pode variar de acordo com a fabricantes, mas geralmente as BIOS podem ser acessadas com as teclas Del, F2, F8. Se preferir, a tecla para apenas alterar a unidade de boot geralmente é a F12.

Com o boot pelo pendrive feito, você terá acesso a uma tela com diversas opções de restauração. Inclusive, alguns dos procedimentos listados acima podem ser realizados com o auxílio deste disco de recuperação.

Pronto! Com essas dicas você já está pronto para reverter situações adversas no Windows 10 removendo uma de suas atualizações problemáticas.


Microsoft Windows Dicas Windows 10 Dicas&Tutoriais windows update atualização
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você