google play

Google remove sete aplicativos que espionavam aparelhos de vítimas

Redação Olhar Digital 18/07/2019 14h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Aplicativos russos rastreavam em tempo real e enviavam as informações para o e-mail do stalker e foram baixados mais de 130 mil vezes por usuários de Android

Sete aplicativos presentes na Play Store utilizados para rastrear smartphones foram identificados e denunciados ao Google pela empresa de segurança Avast. Os apps localizavam e enviavam dados em tempo real a partir dos aparelhos Android nos quais estavam instalados


Coletivamente, os aplicativos foram baixados mais de 130 mil vezes por usuários do Android, os aplicativos mais populares foram o SMS Tracker e o Spy Tracker, cada um com 50 mil downloads. Outros aplicativos removidos incluem o Employee Work Spy, o Phone Cell Tracker, Mobile Tracking, Spy Kids Tracker e o Track Employees Check Work Phone Online Spy Free.

Esses produtos, de acordo com a Avast, instruíram os stalkers (perseguidores) sobre como instalar os aplicativos no telefone da vítima, e como excluir qualquer evidência de que há algo instalado, como a remoção do ícone do app. Desta forma, a vítima não tinha nenhuma indicação de que estava sendo observada.

Os aplicativos enviariam informações sobre a vítima ao e-mail do stalker, incluindo dados como histórico de mensagens de texto, localização, seus contatos e registros de chamadas. O que representa para as vítimas grave violação de privacidade e o que poderia acarretar riscos de segurança pessoal no caso de companheiros possessivos ou pessoas perigosas, por exemplo.

"Esses aplicativos são altamente antiéticos e problemáticos para a privacidade das pessoas e não devem estar na Google Play Store. Eles promovem comportamento criminoso e podem ser abusados por empregadores, perseguidores ou parceiros abusivos para espionar suas vítimas", alertou Nikolaos Chrysaidos, chefe de inteligência de ameaças móveis e segurança do Avast. 

O Google já removeu os aplicativos da loja oficial, porém a empresa de segurança lembra que é muito importante que as pessoas verifiquem se não há nada de anormal instalado em seus aparelhos. Essa verificação pode ser feita em "Configurações" do aparelho e na listagem de aplicativos instalados.

Via: SlashGear

Segurança Aplicativos Avast Google Play espionagem app
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você