Novos recursos tornam o iOS 14 mais seguro para os usuários

Mais notificações e poder de controle sobre os apps que podem, ou não, acessar certas funções do smartphone fazem do novo iOS um dos mais transparentes do mercado

Renato Mota 18/09/2020 18h09
iOS 14
A A A

Os novos recursos de segurança do iOS 14 fazem do sistema operacional mobile da Apple um dos mais atentos à privacidade do usuário já lançados. Projetadas para dar mais controle sobre as informações pessoais, as ferramentas têm como objetivo controlar quais dados são enviados para desenvolvedores de aplicativos, provedores on-line e anunciantes.


Dan Goddin, do site ArsTechnica, testou todas as funcionalidades e relatou como cada uma opera e sua eficiência. Várias das medidas colocam a empresa dentro do que regulamentam as legislações de proteção de dados pessoais em diversos países no mundo (inclusive a LGPD brasileira), e ainda estão em sintonia com declarações recentes da Apple em relação aos direitos dos usuários.

As notificações de acesso à câmera e ao microfone no iOS 14, por exemplo, deram um passo além. Os usuários são alertados em tempo real sempre que um aplicativo captura áudio ou vídeo do aparelho, além de fornecer uma lista dos apps que acessaram recentemente o microfone ou câmera. A notificação, porém, é discreta: um ponto laranja à esquerda do indicador da bateria.

O usuário ganhou também o poder não só de permitir ou não que um aplicativo acesse as fotos do smartphone, mas de liberar pastas específicas – deixando o resto das imagens fora dos limites. O iOS 14 também limita o acesso de certos aplicativos à rede local. Só programas que realmente têm motivo para tal, como os que interagem com uma smart TV, por exemplo.

Outra requisição comum dos aplicativos é o acesso à localização do aparelho – que pode ser tão sensível ao ponto de indicar endereço do usuário com metros de precisão. Agora, há uma nova opção para dar acesso ao local próximo, que concede ao app uma orientação geral de onde você está, mas não uma localização exata.

A proteção constante às senhas é um recurso do iOS 14 que também está presente no navegador Safari 14 para macOS. O sistema monitora as senhas do usuário e alerta se qualquer senha salva que possa estar associada a um caso de violação de dados. A ferramenta ainda ajuda a atualizar suas senhas e até gera novas opções seguras automaticamente. E para quem nunca lembra da senha e costuma usar o recurso de “copiar e colar”, o sistema alerta quando um app acessa a área de transferência.

Via: ArsTechnica

Segurança Apple Sistema Operacional iOS cibersegurança iOS 14
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você