Game realista usa inteligência artificial para simular partidas de tênis

Vídeos de grandes atletas foram usados como base para criação do jogo Vid2Player; tecnologia faz com que movimentos dos esportistas sejam muito parecidos com os da vida real

Da Redação, editado por Fabiana Rolfini 18/08/2020 16h06
Game com Inteligência Artificial
A A A

Pesquisadores da Universidade de Stanford usaram inteligência artificial para criar um jogo chamado Vid2Player, que é capaz de simular partidas de tênis por meio de vídeos com jogadores profissionais.


A novidade foi divulgada em artigo publicado no arXiv, bem como em um vídeo disponibilizado no YouTube. As imagens impressionam por colocar grandes atletas como Serena Williams, Roger Federer, Novak Jovovich e Rafael Nadal em partidas como na vida real.

 

  

O Vid2Player chama atenção em um momento em que grandes empresas de videogame investem em novas tecnologias a fim de tornar a experiência do jogo cada vez mais realista

É comum que grandes fabricantes de jogos criem a aparência humana de seus games do zero, o que leva tempo e muito esforço. A tática adotada pelos pesquisadores de Stanford foi a de usar sprites, que são personagens baseados em vídeos de pessoas reais. 

Desta forma, os sprites são colocados em ação por meio de inteligência artificial, que imita a maneira como jogadores profissionais se movem em uma partida de tênis. O resultado é um jogo interativo que coloca grandes atletas em atividade.

 

5f3a797cb3ad6.jpg

Game simula grandes atletas por meio de vídeos reais. Créditos: arXiv. 

 Jogabilidade

O usuário tem total controle dos personagens, podendo alterar a forma como o jogador reage ao rebater uma bola que vem da rede, por exemplo. Além disso, o software permite decidir onde mirar no lado oposto da quadra, ou se acertam o backhand ou o forehand.

A jogabilidade possibilita ainda alterar ligeiramente o curso de uma partida real, permitindo que um tiro que na realidade estava fora dos limites caia magicamente dentro da linha.

Outro ponto muito interessante sobre o Vid2Player é a possibilidade dos usuários jogarem com atletas de épocas diferentes. Como o jogo foi feito por meio de vídeos desses profissionais em ação, a IA do software precisou ajustar a iluminação e as roupas dos jogadores para padronizar a jogabilidade.

 

Via: TechXplore

 

Games Esportes Inteligência Artificial videogames IA
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você