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Uma nova doença surge na Ásia. Rapidamente ela se espalha pela região, e graças ao transporte aéreo começa a se espalhar para outros continentes. O vírus sofre mutação, e passa a ser transmitido pelo ar. Os sintomas se agravam, e pacientes começam a sofrer falência total dos órgãos. Pessoas caem mortas no meio da rua. Em pouco tempo, a espécie humana está extinta.
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Seria isso uma previsão sombria sobre o novo vírus que está se espalhando pela China? Não, é só a descrição de uma partida de Plague Inc., jogo desenvolvido pela Ndemic Creations em 2012, que recentemente ganhou popularidade devido ao tema.

No Twitter, é comum encontrar pessoas compartilhando notícias sobre o vírus e comparando-as com o jogo, ou dizendo que “Deus está jogando Plague Inc.”. O game mistura estratégia e simulação com um objetivo incomum: em vez de salvar o mundo de uma praga global, o jogador deve desenvolver um vírus para infectar e matar toda a população mundial antes que uma cura seja encontrada.
Deus jogando Plague Inc, acertou o momento e o local do vírus viu … https://t.co/vdRDws7691
— ð”ÂÂÂð”¬ð”©ð”¬ð”¥ (@lorranisson) January 23, 2020
Tudo começa escolhendo um nome e local inicial para o “paciente zero” de sua doença. À medida que mais pessoas são infectadas você ganha “DNA Points”, que é a moeda do jogo. Eles podem ser usados para evoluir o seu vírus, alterando sua forma de transmissão, sintomas ou habilidades. Um vírus que começa sendo transmitido por animais de criação, por exemplo, pode mudar e se tornar transmissível pelo ar.

Durante as partidas, uma área no topo da tela vai mostrando notícias sobre a reação mundial à doença, e pop-ups informam sobre o avanço dela (por exemplo, que ela já matou mais pessoas que a Gripe Espanhola de 1918) ou tentativas de países para estabelecer uma cura.
Os adversários no jogo são os cientistas de todo o mundo. À medida que a doença se espalha, eles tentarão desenvolver curas. Cabe ao jogador evoluir o vírus para contrapor estas tentativas, infectando mais pessoas e tornando o desenvolvimento de uma cura mais lento.

O jogo não é limitado a vírus. Você pode escolher sua arma para exterminar a humanidade, incluindo bactérias, fungos, parasitas, príons (causadores da “Doença da Vaca Louca”), nano-vírus ou armas biológicas. As partidas acabam sendo educativas: mesmo quem é leigo no assunto sairá com uma melhor compreensão de como uma doença se espalha, ou o que a torna letal.
Plague Inc. tem uma versão para PCs (cerca de R$ 11) no Steam, mas nos smartphones é um jogo “freemium” disponível gratuitamente no Google Play e App Store. Você pode jogar sem gastar um centavo sequer, mas há uma versão Premium (R$ 2,61) que elimina os anúncios, traz um nível de dificuldade extra e permite customizar o código genético de suas pragas.
Também é possível desbloquear cenários, que são partidas que começam em condições pré-definidas. Por exemplo, você pode jogar em um mundo onde a população não acredita em ciência, ou em um cenário que simula o ressurgimento da peste negra. Um pacote com todos os cenários custa R$ 10,90, e outro com todos os cenários e novas pragas custa R$ 53,99.
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