Apple anuncia watchOS 7 durante a WWDC

Novo sistema operacional para smartwatches da empresa chega com rastreamento de sono e novas funcionalidades para controle de atividades físicas

Luiz Nogueira, editado por Daniel Junqueira 22/06/2020 15h06
Apple Watch
A A A

Nesta segunda-feira (22), durante a apresentação online da Worldwide Developers Conference (WWDC) - conferência anual para desenvolvedores -, a Apple anunciou oficialmente a nova versão do sistema operacional usado nos smartwatches da marca. Batizado de watchOS 7, o novo software possui algumas adições bastante interessantes, como rastreamento de sono e suporte para novas rotinas de exercício.  


A atualização está prevista para chegar aos relógios da empresa entre outubro e dezembro deste ano. Para usufruir de tudo que o novo sistema pode oferecer, os usuários devem ter o Apple Watch Series 3 ou superior – isso significa que a companhia vai abandonar o suporte para as duas primeiras versões do dispositivo. Além disso, será necessário um iPhone 6S ou superior executando o iOS 14 para que a integração com o watchOS 7 seja feita. 

Rastreamento de sono

A opção de rastreamento de sono talvez seja o recurso mais solicitado pelos usuários dos produtos da marca desde que o primeiro Apple Watch foi lançado em 2015. De acordo com a empresa, o recurso se tornou nativo do sistema e com ele será possível definir horário para dormir e para despertar. O alarme vibratório já existente no dispositivo pode acordar o utilizador na hora definida.

750xNxwatchos72.jpg.pagespeed.ic.be5cb49d25.jpg

Rastreamento de sono é um dos recursos mais requisitados pelos usuários. Foto: Apple/ Divulgação

Além de mostrar o horário em que o usuário dorme e acorda, o sistema será responsável por monitorar a frequência cardíaca, movimentos durante o sono e informações dos ruídos emitidos. Tudo isso poderá ser usado para modificar hábitos de sono e assumir uma rotina mais saudável.

Ainda falando do sono, o watchOS 7 vai contar com um novo recurso chamado de Wind Down. Com ele é possível criar opções personalizadas antes do usuário dormir. Será possível definir atalhos para listas de reprodução específicas do Apple Music, ativar aplicativos de meditação como o Calm ou alterar predefinições domésticas inteligentes com a funcionalidade Home. Tudo isso para criar um ambiente perfeito para que o usuário possa dormir tranquilamente mantendo a rotina estabelecida.

Preocupações com a saúde

O novo watchOS chega com suporte a rotas de ciclismo e mais opções para rastreamento de condicionamento físico. Ambos fazem parte de um processo de reformulação mais ampla do sistema para monitoramento de atividades – que a Apple agora agrupa dentro do aplicativo Fitness.

Devido à situação atual em que vivemos, autoridades de saúde recomendam a higienização das mãos constantemente. Para ajudar com isso, a empresa implementou um recurso personalizado que detecta a lavagem das mãos.

750xNxwatchos73.jpg.pagespeed.ic.ec26ecd54d.jpg

Contagem regressiva vai mostrar tempo exato que o usuário deve continuar lavando as mãos. Foto: Apple/ Divulgação

A partir dos movimentos de lavagem e o áudio de água corrente, o smartwatch começa uma contagem regressiva para dizer por quanto tempo as mãos ainda devem ser lavadas. No fim, uma notificação de áudio e háptica informará quando o período recomendado for atingido.

Personalização 

Com o novo sistema, os usuários poderão modificar a aparência dos relógios, a partir de criações próprias ou baixadas de WatchFaces. É possível personalizar da maneira que o usuário achar conveniente, adicionando ou retirando recursos úteis para diversas situações.

Além disso, é possível compartilhar as criações dentro do próprio sistema, na loja de recursos, e pelas redes sociais – por meio de um link compartilhável. A personalização disponível é apenas uma parte das mudanças que a Apple fez na "cara" do sistema. Há melhorias nos mostradores prontos, que, assim como na versão criada pelos usuários, podem ser usadas em situações específicas.

Via: The Verge

Apple Sistema Operacional wwdc Smartwatch watchOS anúncios
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você