Reconhecimento Facial

Facebook cria ferramenta para impedir reconhecimento facial

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 28/10/2019 10h49
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa criou um software que distorce as imagens de pessoas em vídeos para evitar que elas sejam identificadas

Os sistemas de reconhecimento facial estão sendo cada vez mais utilizados pelas agências governamentais de todo o mundo, à medida que buscam automatizar serviços e acompanhar seus cidadãos. Se houver uma foto sua em algum lugar, você poderá ser identificado em fotos e vídeos postados na internet. Agora, o Facebook criou uma ferramenta que, se implementada, pode impedir isso.


Isso seria possível ao utilizar uma nova tecnologia, conhecida como 'desidentificação de rosto', e que foi desenvolvida por três pesquisadores de inteligência artificial que trabalham com a empresa. O software altera levemente o rosto das pessoas para que os sistemas de reconhecimento facial não consigam identificá-la.

Um vídeo postado no YouTube mostra que o software altera características de uma pessoa como o formato da boca e dos olhos. O Facebook diz que essa modificação pode ser feita em conteúdo pré-gravado, bem como em vídeos ao vivo.

A tecnologia também pode permitir o uso mais ético de imagens de pessoas para o treinamento de sistemas de IA, que normalmente exigem vários exemplos para a aprender a emular o conteúdo que eles recebem. Ao tornar o rosto das pessoas impossível de reconhecer, esses sistemas de inteligência artificial podem ser treinados sem violar a privacidade das pessoas.

A implementação dessa tecnologia pode se tornar um requisito padrão para que agências e o governo possam capturar imagens de pessoas, seja por segurança ou por outros fins.

Foi observado que o Facebook não tem planos de usar a tecnologia em nenhum de seus próprios produtos. A rede social usa o reconhecimento facial para identificar pessoas em fotos enviadas para a plataforma como maneira de facilitar a marcação em determinada postagem. Entretanto, a empresa desativou esse recurso no mês passado, o que é um pequeno passo para respeitar um pouco mais a privacidade de seus usuários.

Facebook Tecnologia Inteligência Artificial reconhecimento facial
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você