Google

Google pedirá relatórios de transparência a empresas em 2020

Vinicius Szafran, editado por Roseli Andrion 25/10/2019 19h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa também vai incorporar o Google Cloud e G Suite

Thomas Kurian, CEO da Google Cloud, diz que o Google e suas subsidiárias solicitarão relatórios de empresas em seu boletim de transparência. Em um comunicado, Kurian comenta que "acreditamos que é importante deixar claro desde o início qual é nossa posição: nossos clientes são donos de seus dados e têm direito de controlar o acesso a eles".


Além disso, ele acrescenta que "seguimos as determinações do governo para divulgar dados de clientes empresariais. Nossa equipe analisa e avalia cada solicitação que recebemos quanto à validade legal e à dimensão apropriada, bem como ao cumprimento dos padrões de direitos humanos internacionais, nossas próprias políticas e leis aplicáveis".

O Google defende que os pedidos dos governos devem seguir uma ordem, para que ninguém seja prejudicado. Para começar, é necessário abordar as organizações diretamente, principalmente caso haja uma investigação em curso. As empresas já são preparadas para essa situação.

O Google defende também a promoção da transparência, visto que os clientes comerciais devem ter o direito de saber quando os governos buscam a divulgação de suas informações. Por outro lado, o público precisa compreender os motivos e a frequência desse tipo de solicitação governamental.

Assim como os direitos das empresas devem ser respeitados, o mesmo deve ocorrer com os clientes. Ou seja, é preciso seguir processos de forma legal, para dar oportunidade para que as empresas confrontem as solicitações, caso não sigam o padrão. Para o Google, os pedidos de liberação de dados de usuários por parte do governo só deve ser feito caso todos os envolvidos sejam notificados.

Apoiar reformas regulatórias e legais e garantir maior agilidade por parte dos órgãos que fazem a solicitação também fazem parte das pautas do Google acerca da divulgação de informações de terceiros. Isso porque a participação ativa do governo com a população é fundamental para modernizar leis e estabelecer regras.

O Google comenta, ainda, que, "a partir do próximo ano, começaremos a publicar em nosso relatório de transparência semestral o número de solicitações governamentais que recebemos para a plataforma Google Cloud e os dados de clientes comerciais do G Suite".

Via: FayerWayer

Google Consumidor Banco de Dados empresa Empresas vazamento de dados transferência de dados Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais transmissãode dados Lei armazenamento de dados venda de dados CEO transmissão de dados Dados proteção de dados encarregado de proteção de dados empresas de tecnologia coleta de dados
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você