Startup in School

Google lança curso de empreendedorismo para alunos do ensino médio

Luiza Tozzato, editado por Renato Santino 12/09/2019 16h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Edição online do "Startup in School" visa selecionar alunos com projetos empreendedores tecnológicos e soluções socialmente relevantes. As inscrições vão até o dia 17 de setembro

O Google, em parceria com a empresa de inovação social Ideias do Futuro, vai promover uma competição estudantil de empreendedorismo tecnológico, o Startup in School – Edição Online (SiS – Online). Pela primeira vez fora do estado de São Paulo, o Programa atingirá alunos matriculados em escolas públicas de ensino médio de todo o país. 


Neste curso em formato de competição, os alunos criam uma startup baseada em tecnologia, desenvolvendo um protótipo e seu modelo de negócio. São trabalhados conceitos introdutórios de programação e competências empreendedoras, preparando os participantes para a vida e para o mercado de trabalho. 

A edição terá etapas semanais de 23 de setembro a 31 de outubro. São elas: Ideação (Design Sprint - Técnica criada pelo Google para desenvolvimento de novos produtos, da análise do público alvo e decisão do projeto, à concepção do protótipo); Pesquisa de Entendimento (técnicas de pesquisa e análise de concorrentes); Oficina de Programação (desenvolvimento do protótipo do app,  utilizando o App Inventor, plataforma do MIT para aprendizado de programação); Canvas (estruturação do modelo de negócios do projeto) e Pitch (desenvolvimento e apresentação do pich para uma banca de avaliadores).

O ciclo online terá duas modalidades: “Tecnologia Livre” (para quem já conhece os fundamentos de programação ou desenvolve projetos com outras tecnologias) e “App inventor” (para grupos que vão iniciar o aprendizado de programação de aplicativos).

O Google levará os 5 grupos vencedores das duas modalidades para São Paulo, onde eles apresentarão seus projetos na grande final do programa ao lado dos projetos finalistas da edição presencial.

Neste ano, cada região brasileira será representada por um grupo do ciclo presencial: Manaus (Norte), São Paulo (Sudeste), Brasília (Centro-oeste), Recife (Nordeste) e Porto Alegre (Sul).

De acordo com comunicado à imprensa, o projeto visa trabalhar conceitos aprendidos em sala e possibilitar que os alunos desenvolvam aplicativos de celular para startups, com soluções socialmente relevantes.

Para participar, é necessário que o estudante esteja no ensino médio, formar um grupo de 3 a 6 alunos, receber o apoio de um professor da escola para atuar como orientador e fazer a inscrição em www.ideiasdefuturo.com/google. O prazo para participar é até às 23h59 do dia 17 de setembro (terça-feira).

Google Brasil Tecnologia startup Online Empreendedorismo startups escola estudantes
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você