Huawei

Huawei processa governo dos EUA contra novas restrições

Rafael Rigues, editado por Matheus Luque 05/12/2019 11h23
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Empresa alega que proibição no uso de subsídios federais para compra de seus equipamentos é inconstitucional

A Huawei está processando o governo dos EUA em resposta a novas restrições impostas pela FCC (a agência federal de comunicações), que proíbe as operadoras norte-americanas de usar subsídios federais para adquirir equipamento da fabricante.


Segundo Song Liuping, diretor jurídico da Huawei para assuntos legais, o chairman da FCC, Ajit Pai, tem a empresa como alvo “apenas porque ela é chinesa”. De acordo com Song, Pai “tenta espalhar o medo da Huawei. Ele usa palavras como 'backdoor' para assustar as pessoas, mas não oferece provas”.

Os subsídios em questão são parte de um fundo para acelerar o desenvolvimento de infraestrutura de comunicações em regiões rurais dos EUA, tradicionalmente pouco atendidas pelas operadoras. A Huawei argumenta que a ordem da FCC é inconstitucional, porque não mostra evidência do suposto risco que a empresa apresentaria para a segurança nacional.

Em março a Huawei entrou com outro processo contra o governo dos EUA, após este proibir agências federais de adquirir equipamento da empresa. O governo também alega que o uso de equipamentos da Huawei em redes 5G é uma ameaça à soberania dos EUA e de seus aliados, pois daria ao governo chinês a capacidade de espionar seus rivais.

A fabricante também foi colocada em uma “lista negra” que a impede de fazer negócios com empresas norte-americanas, incluindo fornecedores de software como Google e Microsoft, e hardware, como Qualcomm e Intel. A decisão impacta a produção e venda de eletrônicos de consumo, como smartphones e notebooks, embora a empresa já esteja colocando em ação um "plano B" para encontrar fornecedores alternativos.

Fonte: CNN

Telecomunicações 5G Huawei eua x china infraestrutura rede 5g
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você