Marcos Pontes

Marcos Pontes anuncia criação de 8 laboratórios de IA no Brasil

Fabrício Filho, editado por Cesar Schaeffer 04/11/2019 19h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ministro do MCTIC revelou a criação dos laboratórios durante a 5ª Semana de Inovação, em Brasília. Eles serão dedicados à cibersegurança e à inteligência artificial aplicada, como internet das coisas

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, anunciou nesta segunda-feira (4), durante a cerimônia de abertura da 5ª Semana de Inovação a criação de oito laboratórios de inteligência artificial no Brasil. Metade dos laboratórios serão voltados à internet das coisas, enquanto um deles vai ser dedicado à segurança cibernética. 


"Gostaria de dar uma boa notícia. Estamos criando oito laboratórios de inteligência artificial. Desde que chegamos ao governo, esta foi uma das prioridades para melhorar a capacidade do país em inteligência artificial”, revelou o ministro. 

Pontes afirma que a ideia é alinhar as iniciativas que existem no país, no sentido de gerenciar, criar e trabalhar em rede. “Um desses laboratórios vai trabalhar nas fronteiras do conhecimento em inteligência artificial, com segurança cibernética, em conjunto com o Exército Brasileiro. Os outros sete serão de inteligência artificial aplicada. Dentre desses sete, que convergem para o planejamento estratégico, quatro estão conectados com o Decreto 9.854/19, de internet das coisas, que prevê quatro câmaras: cidades 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 e saúde 4.0”, disse Pontes. 

A 5ª Semana de Inovação, que acontece em Brasília, teve a presença de nomes importantes para a tecnologia brasileira, como Paulo Uebel, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Euler de Morais, presidente da Anatel e Caio Paes de Andrade, diretor-presidente do Serpro

O ministro Marcos Pontes ainda não definiu datas para a implementação dos laboratórios. Também não há informações sobre detalhes como localização, temática, investimentos e parceiros econômicos. Essas questões provavelmente estarão em um edital que será publicado em breve. 

Inteligência Artificial internet das coisas marcos pontes MCTIC segurança cibernética
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você