Pandemia impulsiona aumento de compras online no país

Delivery representou a maior parcela de produtos comprados pela internet durante o período de distanciamento social; classe C foi a faixa de renda que mais cresceu no e-commerce
Davi Medeiros21/08/2020 18h59, atualizada em 21/08/2020 19h41
20190228051251
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil registrou aumento expressivo no uso de internet durante a pandemia de Covid-19, especialmente entre as camadas mais pobres da população.

Ofertas

Dac 502Pp-Tr, Pasta Polipropileno Economico Lombo 20Mm, Transparente
Vendido por Amazon
Dac 502Pp-Tr, Pasta Polipropileno Economico Lombo 20Mm, Transparente
De: R$ 6,39
Por: R$ 4,90
Controle Grips para Nintendo Switch 2 JoyCon (2025), Kit de Alça Resistente Ao Desgaste para Controle JoyCon Switch 2, pacote com 2
Vendido por Amazon
Controle Grips para Nintendo Switch 2 JoyCon (2025), Kit de Alça Resistente Ao Desgaste para Controle JoyCon Switch 2, pacote com 2
De: R$ 99,00
Por: R$ 89,10
DAC 501PP-VD Pasta Polipropileno Economic Oficio, 332 mm x 232 mm, Unitario, Verde
Vendido por Amazon
DAC 501PP-VD Pasta Polipropileno Economic Oficio, 332 mm x 232 mm, Unitario, Verde
Por R$ 3,10
Cartão de Memória Cartao de Memoria 128/64/32gb GENAI Micro SD Card Cartao de Memoria 32 GB Card SD Card - 32Gb
Vendido por Amazon
Cartão de Memória Cartao de Memoria 128/64/32gb GENAI Micro SD Card Cartao de Memoria 32 GB Card SD Card - 32Gb
De: R$ 59,99
Por: R$ 47,40
Life is Strange: Double Exposure - PlayStation 5
Vendido por Amazon
Life is Strange: Double Exposure - PlayStation 5
Por R$ 159,90
Tilibra - Agenda Costurada Diária 12,3 x 16,6 cm Charme 2026 - Jarro de flores - fundo verde
Vendido por Amazon
Tilibra - Agenda Costurada Diária 12,3 x 16,6 cm Charme 2026 - Jarro de flores - fundo verde
De: R$ 30,90
Por: R$ 27,81
Canetinha Ponta Dupla para Colorir Kit Estojo de Canetas Escolar Marcador Coloridas Permanente Duas Pontas (60 Cores)
Vendido por Amazon
Canetinha Ponta Dupla para Colorir Kit Estojo de Canetas Escolar Marcador Coloridas Permanente Duas Pontas (60 Cores)
De: R$ 54,90
Por: R$ 39,90
Smart TV 4K 50" LG NanoCell 50NANOA Processador α7 AI Ger8 Super Upscaling Google Cast Alexa Integrado Controle AI Smart Magic WebOS 25
Vendido por Amazon
Smart TV 4K 50" LG NanoCell 50NANOA Processador α7 AI Ger8 Super Upscaling Google Cast Alexa Integrado Controle AI Smart Magic WebOS 25
Por R$ 2.399,90
Duracell Pilhas Alcalinas D Grande Pack 2 Unidades – Ideal para Lanternas Industriais e Equipamentos Médicos
Vendido por Amazon
Duracell Pilhas Alcalinas D Grande Pack 2 Unidades – Ideal para Lanternas Industriais e Equipamentos Médicos
De: R$ 43,49
Por: R$ 34,09
Monitor Gamer LED 20 Polegadas pc, 1440x900 HD, 75Hz, Alto-falantes Integrados, HDMI/VGA/3.5mm, Tempo de Resposta 5ms
Vendido por Amazon
Monitor Gamer LED 20 Polegadas pc, 1440x900 HD, 75Hz, Alto-falantes Integrados, HDMI/VGA/3.5mm, Tempo de Resposta 5ms
De: R$ 355,00
Por: R$ 285,00
Processador AM4 Ryzen 7 5800X 100-100000063WOF
Vendido por Amazon
Processador AM4 Ryzen 7 5800X 100-100000063WOF
Por R$ 1.590,00
Notebook Ultra, Linux, 15,6 Pol. HD, Intel Celeron, 240GB SSD/ 8GB RAM, Cinza Escovado - UB262
Vendido por Amazon
Notebook Ultra, Linux, 15,6 Pol. HD, Intel Celeron, 240GB SSD/ 8GB RAM, Cinza Escovado - UB262
De: R$ 1.699,00
Por: R$ 1.299,90

Como era de se esperar, o crescimento foi puxado principalmente pela adesão às ferramentas de compras online, seguido pelos serviços de streaming de vídeo e áudio.

O levantamento considerou os hábitos online de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre junho e julho de 2020. O acesso aos serviços virtuais foi avaliado com base em recortes de gênero, região e renda, esta última dividida em cinco categorias:

  • A: parcela mais rica da população
  • B: classe média-alta
  • C: classe média-baixa
  • D: trabalhadores de baixa renda
  • E: desempregados e pessoas em situação de extrema pobreza

Compras online

Considerado fundamental durante o período de distanciamento, o comércio eletrônico registrou maior crescimento entre as mulheres, que passaram de 39% em 2018 para 70% em 2020. Logo em seguida vem a classe C, que foi de 37% a 64% no mesmo período. Entre as classes A e B, o porcentual subiu apenas 20 pontos (63% a 83%). 

cetic2.png

Compras pela internet registraram aumento entre todos os marcadores sociais considerados. Imagem: Cetic

De modo geral, o que mais se comprou pela internet durante a pandemia foi comida. A porcentagem de brasileiros que pediu delivery em 2020 foi de 44%, contra 15% em 2018. 

Roupas, calçados e equipamentos esportivos se mantiveram no mesmo patamar: 50%. Naturalmente, a maior queda foi registrada na compra de ingressos para shows e eventos, que passou de 27% para 5%. Passagens aéreas caíram de 17% para 6%.

Outro aspecto observado foi o aumento da comunicação direta entre empresas e consumidores. O uso de aplicativos de mensagens instantâneas para mediar a compra de produtos e serviços cresceu de 26% para 46% durante o distanciamento social. 

Entretenimento

O consumo de músicas e vídeos online registrou aumento em todos os marcadores sociais considerados, mas principalmente nas classes mais altas, entre mulheres e pessoas com 35 a 59 anos.

Já a porcentagem de brasileiros que decidiram começar a pagar por serviços de streaming cresceu principalmente nas classes D e E: de 11% para 32%. Entre os membros da classe C, a porcentagem foi de 29% para 41%.

cetic13381cff9c844085a.png

Serviço mais utilizado durante pandemia foi delivery de alimentos. Imagem: Cetic

Considerando apenas os serviços de música, o crescimento geral foi de 10% para 16%. Entre as classes D e E, foi bem menor: 4% a 8%. 

O fenômeno das lives não foi deixado de fora. De modo geral, as transmissões online em tempo real foram acompanhadas por 64% dos usuários de internet brasileiros durante a pandemia. As classes A e B representam a maior parcela de espectadores (76%), em comparação com 47% nas classes D e E.

Via: Cetic

Redator(a)

Davi Medeiros é redator(a) no Olhar Digital