poeira estelar

Poeira extraterrestre de explosão estelar é encontrada na Antártida

Cesar Schaeffer 20/08/2019 11h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Grupo de pesquisadores europeus analisou 500kg de neve para encontrar os resíduos que, segundo eles, podem ter caído em algum momento nos último 20 milhões de anos

Um estudo recente que analisou meia tonelada de neve da Antártida identificou resíduos extraterrestres que provavelmente caíram do Espaço após a morte de uma estrela. Segundo o grupo de cientistas austríacos e alemães responsável pela pesquisa, a poeira teria vindo de uma explosão estelar, conhecida também como "supernova".

Em entrevista à rede CNN, o astrofísico nuclear Dominik Koll disse que os detritos viajaram "bilhões de bilhões de quilômetros pelo espaço e têm milhões de anos". A descoberta foi divulgada em um artigo na revista "Physical Review Letters", no dia 12 de agosto.

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) explica que uma supernova acontece quando uma estrela massiva perde combustível para continuar queimando. Ao esfriar, a pressão interna da estrela consequentemente cai. Ao mesmo tempo, a gravidade diminui e a estrela entra então em colapso. "Imagine algo que tem um milhão de vezes a massa da Terra colapsar em 15 segundos", explica a Nasa.

Esse tipo explosão emite uma enorme quantidade de poeira e de gás que, no caso, teria espalhado resíduos pelo Espaço que agora foram encontrados na superfície terrestre. "A Terra é constantemente bombardeada com poeira extraterrestre, contendo informação de valor imenso sobre os processos extraterrestres", diz o estudo.

Os pesquisadores acreditam que os resíduos tenham chegado à Terra em algum momento nos últimos 20 milhões de anos. 

Fonte: G1

Nasa Curiosidades Ciência espaço Estrelas
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você