Qualcomm recebe autorização para vender chips à Huawei

Entre os itens autorizados estão 'alguns produtos 4G', que não foram especificados, mas podem incluir processadores e modems para smartphones

Rafael Rigues 16/11/2020 15h11
Qualcomm Snapdragon
A A A

O governo dos EUA deu à Qualcomm uma autorização especial para que possa vender chips à Huawei. Em declaração à Reuters, um porta-voz da empresa afirmou: "recebemos uma licença para vários produtos, o que inclui alguns produtos 4G", sem indicar quais produtos são esses.


A Huawei já havia expressado o desejo de retomar negociações com a Qualcomm para utilizar seus processadores em futuros smartphones. Vale lembrar que a Qualcomm também fabrica modems 4G e 5G, módulos de antena, amplificadores de sinal e vários outros componentes relacionados a telecomunicações, incluindo placas Wi-Fi e Bluetooth para notebooks produzidas pela subsidiária Qualcomm Atheros.

Há mais de um ano a Huawei é alvo de sanções impostas pelo governo dos EUA, que proíbem empresas norte-americanas, ou que utilizam "tecnologia de origem norte-americana" de fazer negócios com ela.

Com isso a fabricante perdeu a licença do Google para embarcar seus serviços (como a Play Store, Google Maps, YouTube e seus outros apps) em celulares Android, o que é praticamente uma "sentença de morte" no mercado internacional.

A empresa também ficou impossibilitada de fabricar seus próprios processadores da linha Kirin, já que eles são produzidos pela TSMC usando tecnologia originária dos EUA. Os últimos produtos com os chips serão os smartphones Mate 40 e Mate 40+, lançados neste mês na China.

Outra fabricante de chips, a MediaTek, também solicitou licença para vender componentes à Huawei. A Microsoft recebeu uma licença para vender licenças de software (como o Windows) em novembro passado, e a Intel foi autorizada a vender processadores para PCs em setembro deste ano.

Fonte: Reuters

Huawei Qualcomm snapdragon eua x china Chipset Kirin
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você