Telhados vão gerar energia elétrica para o Facebook em Singapura

Acordo com a Sunseap irá usar painéis em 1.200 prédios de apartamentos e 49 repartições públicas na ilha

Rafael Rigues 05/10/2020 16h10
Usina de Energia Solar
A A A

O Facebook firmou um acordo com uma empresa de Singapura chamada Sunseap Group para instalar painéis solares no telhado de prédios de moradias populares, que irão produzir energia elétrica renovável para alimentar seus datacenters e escirtórios na ilha.


Quando completo, em 2022, o sistema terá uma capacidade de pico de 100 megawatts. Os painéis serão instalados em 1.200 prédios de apartamentos e 49 repartições públicas. O acordo é do tipo "virtual power purchase agreement" (VPPA), em que o contratante concorda em comprar, por um preço pré-determinado, a energia que será produzida durante a operação do sistema.

"Acreditamos que os VPPAs são o caminho para empresas que querem acelerar seus esforços de adoção de energia renovável à sua matriz energética. Isto é um divisor de águas nos esforços da Ásia para se 'descarbonizar' e lutar contra a mudança climática", disse Lawrence Wu, presidente da Sunseap.

O Facebook não é a única empresa investindo em energia solar em Singapura. A Apple fechou um acordo de fornecimento de energia renovável com a Sunseap em 2015, e o Google tem um projeto similar com a Sembcorp, usando painéis solares em 500 prédios de apartamentos. A capacidade deste sistema não foi informada.

Sol na telha

Usar telhados para captação de energia solar não é uma ideia nova. A Tesla anunciou o desenvolvimento de telhas solares em 2016, para serem usados em conjunto com seu sistema de armazenamento doméstico de energia, a PowerWall. Segundo Musk, o produto deve finalmente chegar ao mercado global neste ano.

Aqui no Brasil a Eternit recebeu recentemente aprovação do Inmetro para iniciar as vendas de telhas solares produzidas em Atibaia, no interior de SP. A empresa estima que o uso de sua tecnologia reduza o custo de um sistema de energia solar em até 20%. Cada telha tem dimensão de 36,5 cm por 47,5 cm e potência de 9,16 Watts. O sistema tem uma capacidade média mensal de produzir 1,15 kWh. Com isso, o investimento deve levar entre três e cinco anos para se pagar totalmente.

Segundo a Eternit, uma residência pequena precisa de cerca de 150 telhas, enquanto casas maiores devem utilizar cerca de 600 telhas solares. O restante do telhado pode ser feito com telhas comuns

Fonte: ZDNet

Facebook Energia Solar luz solar telhado solar painel solar singapura
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você