Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Facebook anunciou hoje durante sua conferência F8 o lançamento da Messenger Platform. Trata-se de uma plataforma que permite que desenvolvedores criem aplicativos e ‘robôs’ para o app de mensagens instantâneas da empresa.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 88,50
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 999,00
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 473,00
O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, CEO e co-fundador da empresa. A ferramenta já estava disponível para alguns desenvolvedores e parceiros da empresa, mas foi disponibilizada hoje para todos os usuários. Segundo Zuckerberg, o principal objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação entre pessoas e negócios. “Você deveria poder enviar uma mensagem a um negócio da mesma maneira que envia a um amigo”, disse.
Assim, empresas e negócios poderão criar ‘robôs’ ou atendentes virtuais para realizar vendas ou prestar serviços a seus clientes. Nos exemplos mostrados por Zuckerberg, um usuário poderia enviar uma mensagem ao ‘robô’ da CNN e receber um resumo com as principais notícias do dia, ou navegar por um menú em uma loja de flores, comprar um buquê, acrescentar um cartão, pagar e enviar, tudo por meio do Messenger.
O lançamento vai ao encontro de uma mudança feita pela empresa na última atualização do Messenger, que sugeria um foco maior em produtos desse tipo. No entanto, o Facebook não é a primeira empresa a entrar nesse ramo: o Kik, aplicativo concorrente, já possui um loja de ‘bots’, e a própria Microsoft já anunciou que pretende investir nesse ramo. A principal diferença, contudo, é que o Messenger possui mais de 900 milhões de usuários ativos todo mês.