TikTok deve se mudar para os EUA; algoritmo do app permanece na China

Acordo com a Oracle - que passaria a ser sócia da ByteDance no app - envolve levar os escritórios da operação global do TikTok para os EUA, mantendo a gestão o algoritmo de recomendação em Pequim

Renato Mota 15/09/2020 17h09
TikTok
A A A

A parceria da ByteDance com a Oracle poderá mover a sede global do TikTok para os Estados Unidos, de acordo com o Financial Times. A empresa norte-americana entraria como sócia minoritária em um acordo que deve ser finalizado ainda esta semana, encerrando meses de negociação.


A mudança de localização dos escritórios impactaria todo o aplicativo, não apenas suas operações nos EUA. No acordo, a ByteDance manteria o algoritmo de recomendação do app, enquanto os dados do TikTok seriam "processados de forma independente pela Oracle", e as informações dos usuários norte-americano armazenados pela empresa no próprio país.

O prazo imposto pelo presidente Donald Trump para que a TikTok se tornasse uma empresa norte-americana ou enfrentasse uma proibição nos EUA se encerra nesta terça-feira (15). O TikTok recusou a proposta de compra da Microsoft para negociar uma parceria com a Oracle como uma solução para que a companhia chinesa pudesse conciliar os interesses geopolíticos.

Na última semana, a imprensa internacional revelou que Pequim se opôs à venda forçada do app nos Estados Unidos, e alterou suas regras de exportação para impedir que o algoritmo do TikTok fosse transferido a um comprador estrangeiro. A China impôs novas regras comerciais para controlar a exportação de software de Inteligência Artificial e relatórios indicaram que a ByteDance não estaria disposta a se desfazer da tecnologia.

Ao mesmo tempo, Trump e autoridades americanas insistiram que o aplicativo, que tem 100 milhões de usuários nos Estados Unidos, poderia representar uma ameaça à segurança nacional se o governo chinês obrigasse a ByteDance a entregar dados de usuários norte-americanos. O acordo com a Oracle parece resolver essas preocupações - pelo menos na superfície.

Via: Engadget 

Aplicativos Oracle China estados unidos tiktok eua x china bytedance
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você