Os membros que farão parte da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio 2020 vão ser vacinados contra a Covid-19 com doses doadas pela Pfizer e pela Sinovac. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (11).

De acordo com chefe da pasta, Marcelo Queiroga, 1.814 pessoas vão ser vacinadas no total, com 4.050 doses doadas pela fabricante americana e outras 8 mil unidades doadas pela chinesa para a iniciativa. “Temos doses suficientes para imunizar nossos atletas e ainda reforçar o Plano Nacional de Imunização”, explicou o ministro.

publicidade
Imagem: Agência Brasil

Vacinados para as Olimpíadas

Além de atletas e membros da comissão técnica, também vão ser vacinados oficiais, jornalistas e outras pessoas que viajarem para trabalharem nas Olimpíadas. Quando questionado, Queiroga disse que o movimento é “uma tendência mundial, hoje 16 países já iniciaram a vacinação de seus atletas”.

Leia mais:

publicidade

Os Jogos Olímpicos estão marcados para começarem no próximo dia 23 de julho, após terem sido adiados em um ano justamente por conta da pandemia da Covid-19. Segundo o cronograma, a vacinação dos atletas deve começar já na próxima quarta-feira (12) nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.

Haverá imunizações também em Porto Alegre e no Distrito Federal, a partir de 17 de maio. Para operacionalizar a vacinação desse público específico, o Ministério da Defesa auxilia com a logística de distribuição dos imunizantes e na disponibilização de salas de aplicação para vacinação da delegação das Olimpíadas.

publicidade

O Japão está dividido sobre a realização das Olimpíadas. Apesar de membros do governo garantirem a realização, líderes políticos disseram que o país estuda o cancelamento do evento caso os números da pandemia não melhorem.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!